Povo Kayapó comemora inauguração de unidade da Funai em São Félix do Xingu/PA

Blog da Funai - http://blogdafunai.blogspot.com/ - 18/10/2010
Foi com dança e cantoria que cerca de 150 indígenas Kayapó receberam o presidente da Funai, Márcio Meira, para a cerimônia de inauguração da Coordenação Técnica Local (CTL) da Funai em São Félix do Xingu/MT, na quinta-feira (07). Reivindicada há anos pelos indígenas, a CTL foi criada pelo Decreto no 7.056, de 28 de dezembro de 2009, vinculada à Coordenação Regional (CR) de Tucumã/PA, que conta com outras seis unidades locais para gerir a política indigenista nas Terras Indígenas Badjonkôre e Kayapó. Somente a CTL São Félix atende cerca de mil e trezentos indígenas das aldeias Kokrajmoro, Pykararankre, Kubenkankrei, Apeiti e Moikarakô.

O Cacique Geral Ak'Jabor afirmou que há muito tempo luta pela a instalação de uma unidade da Funai no município, que aproxima o órgão das comunidades. "Lutamos e conseguimos esta CTL, para atender aqui mais perto da gente, com parceria com a Prefeitura, com Incra, com Ibama, com Polícia Federal. E quem está aqui tem que atender bem meu povo, sem discriminação", avaliou o cacique.

"Havia essa reivindicação por parte de todos os caciques da região, que a Funai estivesse presente em São Félix do Xingu. Fizemos questão de atender e aqui os indígenas sempre poderão dialogar com a Funai", afirmou o presidente da Funai. Meira explicou que, assim como as demais Coordenações Regionais pelo país, à CR Tucumã está vinculado um Comitê Regional, onde indígenas, servidores da Funai e agentes de outras instituições do poder público, desde que convidados, poderão discutir e decidir que atividades serão desenvolvidas, como serão aplicados os recursos e quais são as prioridades para atuação da Funai. "Servidores e indígenas devem ter uma relação de respeito e este [o Comitê Regional] é o espaço institucional para essa relação, coisa que nunca existiu", concluiu Meira.

Durante todo o evento, novos servidores lotados na CR Tucumã e na CTL São Félix demonstraram que a relação de respeito mútuo já está estabelecida. Aprovados no mais recente concurso, realizado em março de 2010, e com pouco tempo de experiência, os agentes da Funai estiveram todo tempo ao lado dos indígenas, admirados com a beleza das pinturas, do canto, da dança e da cultura Kayapó, aprendendo com os indígenas e trabalhando na execução das atividades necessárias à inauguração, provendo a logística e infra-estrutura adequada para as famílias indígenas presentes no encontro.

A visita do presidente Márcio Meira terminou com um grande almoço de confraternização, onde indígenas e "kubens", como são chamados os não-índios, tiveram oportunidade de diálogo mais próximo, estreitando a relação entre servidores e indígenas. Na saída, os Kayapó fizeram questão de cumprimentar a todos, um a um dos servidores presentes na inauguração. Estiveram na cerimônia o Delegado da Polícia Federal em Redenção, o Prefeito de São Felix do Xingu, a representante local do INCRA e o Cacique Carangré, do Xikrin, como convidado.

http://blogdafunai.blogspot.com/2010/10/povo-kayapo-comemora-inauguracao-de.html
Índios:Política Indigenista Oficial

Related Protected Areas:

  • TI Kayapó
  • TI Badjônkôre
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.