Em protesto, índios trancam rodovias no Oeste de Santa Catarina

Diário Catarinense - http://www.clicrbs.com.br/diariocatarinense/ - 21/09/2010
Comunidade indígena reivindica melhorias na saúde
Índios trancaram, na manhã desta terça-feira, duas BRs no Oeste de Santa Catarina. Eles reivindicam melhores condições de saneamento básico, motoristas e veículos para transportar pacientes a hospitais e medicamentos. As rodovias que permanecem fechadas são a SC-480 em Ipuaçu e a SC-451 em Entre Rios.

Segundo comunicado da prefeitura de Ipuaçu, os índios reclamam de abandono por parte da Fundação Nacional de Sáude (Funasa). Os manifestantes estariam alegando, também, que medicamentos que deveriam ser encaminhados a farmácia em Xanxerê, que fornece aos índios, não estão sendo fornecidos.

Aproximadamente 6 mil índios de 14 aldeias entre Ipuaçu e Entre Rios reivindicam melhorias. A comunidade indígena pretende continuar com a manifestação até ser atendida pela Funasa. O manifesto também tem o apoio de aldeias no Paraná.

Em junho deste ano, indígenas ocuparam a sede da Funasa em Florianópolis também em manifesto contra as condições de saúde. Dois dias depois, eles desocuparam o prédio após a fundação se comprometer a atender algumas das reivindicações.

http://www.clicrbs.com.br/diariocatarinense/jsp/default.jsp?uf=2§ion=Geral&newsID=a3047442.htm
PIB:Sul

Related Protected Areas:

  • TI Xapecó
  • TI Xapecó (Pinhalzinho-Canhadão)
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.