Equipe do Campus Amajari realiza visita técnica na comunidade indígena do Aningal

CCS/Campus Amajari - http://www.ifrr.edu.br/campus_amajari/ - 18/08/2010
Uma equipe do Instituto Federal de Roraima (IFRR), Campus Amajari, realizou no último dia 12 uma visita técnica na comunidade indígena do Aningal, com o objetivo de fazer um levantamento sobre a viabilidade do ambiente para implantação do projeto de Hortas Agroecológicas que a instituição irá desenvolver naquela localidade.

A equipe formada pelo Diretor Geral do campus, George Sterfson, a Diretora de Ensino, Adeline Araújo, a Coordenadora de Extensão, Liamara Perin, a Coordenadora de Assistência ao Estudante, Tatiana Sodré e o técnico agrícola, Raimundo Araújo, ainda colheu informações sobre o que a comunidade já produz e que tipo de apoio dispunha.

Foi observado que as mulheres trabalham com produção de artesanato (pintura em tecido e bijuterias feitas a partir de elementos da natureza) utilizando o símbolo da Aninga, planta aquática que é marca da comunidade.

O projeto foi bem recebido pela comunidade que apresentou as principais necessidades e dificuldades. "O que nós precisamos é aprender a plantar. Por duas vezes tentamos montar uma horta e desistimos por causa das formigas", falou o agricultor Orestes da etnia Wapixana.

Na comunidade do Aningal convivem ainda indígenas das etnias Macuxi e Sapará. Desses, quatro serão bolsistas do projeto e responsáveis pela execução da horta.

O projeto será desenvolvido com recursos da Secretaria de Ensino Técnico (SETEC), por meio do Núcleo de Estudos em Agroecologia do Campus Amajari."A importância do desenvolvimento desse projeto é a produção de alimentos seguros, sem uso de agrotóxicos, respeitando as peculiaridades da comunidade e o uso sustentável dos recursos", informou Liamara Perin, coordenadora de Extensão e do Núcleo de Estudos em Agroecologia do Campus Amajari.


http://www.ifrr.edu.br/campus_amajari/index.php/component/content/article/1-ultimas/165-equipe-do-campus-amajari-realiza-visita-tecnica-na-comunidade-indigena-do-aningal
PIB:Roraima/Lavrado

Related Protected Areas:

  • TI Aningal
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.