Povos Indígenas participam de Audiência

Jornal O Girassol - http://www.ogirassol.com.br - 05/08/2010
Povos Indígenas participam de Audiência

Representantes dos Povos Indígenas dos Estados de Goiás e Tocantins estarão reunidos nos dias 05, 06 e 07 de agosto, em Palmas-TO, para avaliar e encaminhar as proposições da I Assembléia dos Povos Indigenas de Goiás e Tocantins, realizada em maio último, na Universidade Federal do Tocantins, em Palmas.

De acordo com a Coordenadora do Conselho Indigenista Missionário no Tocantins, (Cimi GO/TO), Laudovina Pereira, na quinta-feira, 05, primeiro dia de avaliação, será realizada uma reunião interna entre os representantes, das etnias de Goiás e Tocantins. Já na sexta-feira, 06, os indígenas participam de Audiência Pública no Ministério Público Federal.

Participam da Audiência cerca de 60 representantes dos de povos de Goiás e Tocantins, Krahô, Krahô Canela, Apinajé, Xerente, Karajá de Xambioá e da Iha do Bananal, Karajá de Aruanã e Tapuia, e insitutições públicas e privadas ligadas à causa indígena, como a Fundação Nacional do Indio (Funai), Secretaria Estadual da Educação, Fudação Nacional de Saúde (Funasa), Departamento Estadual de Estradas e Rodagens (Dertins), e Rede Celtins.

Ainda segundo Laudovina uma das principais questões a ser debatida na Audiência diz respeito a assintência à saúde, uma vez que os indígenas enfrentam condições precárias de atendimento nesta área.

Assembléia

Realizada entre os dias 24 e 27 de maio, no Campus de Palmas da Univerdidade Federal do Tocantins (UFT), a I Assembléia dos Povos Indígenas de Goiás e Tocantins reuniu cerca de 350 indios, na discussão de soluções par os problemas comuns enfrentados pelos povos indígenas, e no intercâmbio de culturas.

Entre os principais assuntos discutidos, estão os impactos enfrentados nas Aldeias em razão de empreendimentos econômicos, as questões da saúde e da educação indígena, e o desenvolvimento sustentável. (Informações da ascom do evento)

http://www.ogirassol.com.br/pagina.php?editoria=%C3%9Altimas%20Not%C3%ADcias&idnoticia=17963
PIB:Goiás/Maranhão/Tocantins

Related Protected Areas: