Organização da Juventude Indígena e Mestiço de Roraima será lançada na próxima semana

Folha de Boa Vista - http://www.folhabv.com.br/ - 16/07/2010
Nos dias 21, 22 e 23 de julho, acontecerá o lançamento da Organização da Juventude Indígena e Mestiço de Roraima (OJIMES). O evento, que tem a finalidade de discutir políticas públicas, sobretudo na área da educação, será realizado na comunidade indígena Araçá da Serra, Município de Normandia, com a chegada dos participantes nos dias 19 e 20.

A organização foi criada em 2008, mas somente agora um grupo de 45 jovens preocupados em fazer uma política de agregação menos preconceituosa no convívio da sociedade jovem resolveu lançar oficialmente a ONG com o objetivo de lutar por uma qualidade de ensino melhor para os indígenas que sonham com o ingresso no mercado de trabalho. "Essa organização vai apoiar diretamente a juventude indígena e mestiça de Roraima na área da educação", disse o coordenador da ONG, Colim Jude Pereira.

Segundo o coordenador, as escolas instaladas nas comunidades indígenas não estão atendendo a demanda e, com isso, pretendem buscar apoio, incentivo e permanência dos estudantes jovens indígenas e mestiços nas instituições de ensino superior. "Queremos levar a universidade para dentro das comunidades indígenas", destacou o coordenador.

O evento pretende reunir cerca de 600 jovens que buscam formas de aperfeiçoamento, formação e habilitação destes jovens para que tenham a oportunidade de ingressar no mercado de trabalho, principalmente com o estímulo ao protagonismo social e respeito à convivência da pessoa sem exceção de povos.

"Durante o lançamento da organização, vamos discutir as questões relacionadas às bolsas de estudo para que esses jovens possam levar à frente a sua formação. Estamos de braços abertos para receber a juventude interessada em nos acompanhar nessa jornada, pois estamos dispostos a recebê-los e assim discutirmos juntos as melhorias para o nosso futuro".

Segundo Colim, a juventude, por meio dessa organização, está buscando a todas as entidades indígenas, assim como governo do estado e prefeituras, uma pareceria no sentido de apoiar a OJIMES, aplicando recursos dentro das comunidades indígenas.

Para ele, a organização vai lutar em prol do desenvolvimento educacional e profissional dos jovens indígenas e mestiços existentes no estado, baseado nos direitos garantidos na Constituição Federal. "Achamos que, com isso, a comunidade indígena possa sofrer menos preconceito e assim termos a chance de nos qualificar profissionalmente".

"Temos comunidades onde há jovens que terminaram o segundo grau e não dão continuidade nos estudos por falta de apoio e, com isso, os jovens acabam escolhendo outro caminho, como as drogas. Então queremos reivindicar benefícios dessas instituições e essa é a nossa grande preocupação", disse.

Colim destacou ainda que a organização não vai excluir nenhuma entidade, e que estão de braços abertos para receber jovens preocupados em lutar por uma melhor educação nas comunidades indígenas. Os interessados devem comparecer à sede da Sodiurr, localizada na rua Vovó Júlia, 953, bairro Caimbé. (N.V.)

http://www.folhabv.com.br/noticia.php?id=90587
Índios:Política Indígena

Related Protected Areas:

  • TI Araçá
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.