Índios Guató são vacinados no MS com apoio do Exército

Funasa - http://www.funasa.gov.br - 21/06/2010
A Coordenação Regional da Funasa de Mato Grosso do Sul em parceria com o Exército, atende entre os 21 e 23 de junho, as aldeias Uberaba e Porto Índio localizadas na Ilha Insua a 350 km de Corumbá - MS.

O acesso só é possível por meio de barcos, trajeto de aproximadamente 7 horas. Na ilha, vivem em média 300 índios Guató que são os últimos povos indígenas canoeiros que viviam às margens do Rio Paraguai e já chegaram a ser considerados extintos.

Cerca de 50 indígenas entre crianças, gestantes e idosos serão atendidos com a 2ª etapa das vacinas Tríplice Viral, Tétano, H1N1, Tetra valente Pólio e DTP. A equipe do Polo-Base da Funasa de Corumbá juntamente com o Exército estarão assistindo os moradores das aldeias. O restante da população está com a vacinação em dia.

O Exército tem a auxiliado no trabalho realizado pela Funasa oferecendo reforço no transporte, mobilizando os integrantes além de ceder o consultório para atendimento da comunidade indígena e ribeirinha.

De acordo com o coordenador regional de Mato Grosso do Sul, Flavio Britto, essas aldeias necessitam de atendimento diferenciado devido o difícil acesso: "A Funasa tem dado atenção à essas comunidades, disponibilizamos profissionais de saúde para que esses moradores possam ter a assistência necessária", afirma.

Todos os meses, a Funasa se desloca até à Ilha Insua, levando atendimento e assistência à saúde da população indígena.

http://www.funasa.gov.br:8080/siscanot/noticias/not_2010/not.php?cod=485
PIB:Mato Grosso do Sul

Related Protected Areas:

  • TI Guató
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.