Sabor indígena em Garuva

A Notícia - http://www.clicrbs.com.br/anoticia/ - 16/09/2010
Aldeia Yya Kan Porá terá almoço gratuito da Fundação Padre Luiz Facchini

A partir das 11 horas da manhã de hoje, o bairro Urubuquara, em Garuva, inaugura mais uma aldeia comunitária. O almoço de comemoração é oferecido gratuitamente pela Fundação Padre Luiz Facchini e marca a implantação da Oca-cozinha Comunitária na Aldeia Yya Kan Porá. O objetivo do evento é divulgar a cultura indígena e integrar a comunidade à sociedade.

"Ainda existe muito preconceito em relação ao índio tanto no Brasil, quanto em Santa Catarina. Para que isso acabe, é necessário que a população conheça esse povo", diz a gerente da Fundação Tiaraju Facchini.

A ideia da Aldeia Comunitária surgiu quando crianças de algumas tribos morreram de desnutrição, em 2006. A Fundação criou o projeto Oca-Cozinha Comunitária, implantando novas alternativas de alimentação.

A alimentação das tribos é baseada na cultura indígena, com pratos típicos a partir do fubá, aipim e farinha de trigo. A maioria dos vegetais que compõem a refeição é plantada nas comunidades. Para a comemoração de hoje, o cardápio conta com o tradicional feijão com arroz, além de especiarias à base de fubá. O almoço será preparado pelos próprios índios da aldeia comunitária.

Para que as tribos tenham suas refeições diárias e saudáveis, a Fundação capta recursos por meio de parcerias com a iniciativa privada e doações.

As refeições são supervisionadas por profissionais. "Nossa função é tentar reduzir o risco nutricional que algumas tribos vinham apresentando", explica Eloísa Schott, uma das nutricionistas.

http://www.clicrbs.com.br/anoticia/jsp/default2.jsp?uf=2&local=18&source=a3041340.xml&template=4187.dwt&edition=15509§ion=2003
PIB:Sul

Related Protected Areas:

  • TI Garuva
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.