Alunos da Uefs participam de estágio em tribo indígena

Assessoria de Comunicação da UEFS - http://www.uefs.br - 23/03/2010
Vinte estudantes de diversos cursos da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) participaram, no período de 8 a 14 de março de 2010, do 1 Estágio de Vivência Indígena. Os trabalhos, desenvolvidos na tribo Tuxá, no município de Rodelas, BA, às margens do Rio São Francisco, serão contabilizados como atividades complementares.

Durante as atividades, organizadas pelo "DCE - Uefs Optar o tempo não pára", foram realizadas palestras e oficinas sobre temas relacionados aos respectivos cursos dos alunos, como saúde, cultura, história e formação social.

O estágio também proporcionou conhecimentos para os alunos, conforme salienta Marcos Sodré, membro do DCE. "Registramos a troca de experiências culturais, conhecemos como vive o povo indígena".

Os alunos também participaram de ações políticas como uma manifestação de protesto que envolve a Chesf, a desapropriação e a posse de terras pelos indígenas. Além disso, estudantes da área de saúde proferiram palestras sobre higiene pessoal e bucal.

Como parte de atividades turísticas e de lazer, foram realizadas visitas à Ilha do Serrote e à Praia do Sorobabel. Os locais são considerados sagrados pelos indígenas.

As fotografias da viagem estão expostas na sede do DCE, localizada no MT 34, módulo 3, campus universitário. A entidade já organiza o 2 Estágio de Vivência que será realizado no próximo recesso da Uefs, em acampamentos do MST.

http://www.uefs.br/portal/noticias/2010/alunos-da-uefs-participam-de-estagio-em-tribo
PIB:Nordeste

Related Protected Areas:

  • TI Tuxá de Rodelas
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.