Comunidades do Amajari fazem festa para receber a Assembleia dos Povos Indígenas

CIR - http://www.cir.org.br/noticias.php?id=686 - 06/03/2010
Dança tradicional do Parixara inaugurou o grande malocão construído em regime de mutirã, que vai abrigar os quatro dias de evento
Uma grande festa foi organizada pelas comunidades indígenas do Amajari, na manhã deste sábado, na abertura da 39ª Assembleia Geral dos Povos Indígenas do Povo de Roraima, que está sendo realizada na Comunidade do Araçá até o dia 09, terça-feira.
A dança tradicional indígena do Parixara inaugurou o grande malocão construído em regime de mutirão, desde o ano passado, com tamanho de 40 metros por 20, que vai abrigar os quatro dias de evento, reunindo cerca de mil participantes, entre lideranças indígenas, comunidades em geral, convidados e representantes de parceiros dos povos indígenas.
Um culto ecumênico foi realizado por membros da Igreja Católica e da Igreja Assembleia de Deus, que fizeram orações para abençoar o malocão e os participantes da assembleia anual organizada pelo Conselho Indígena de Roraima (CIR).
A programação continuou com hasteamento das bandeiras do Município do Amajari, do Estado de Roraima e do Brasil, com seus respectivos hinos, organizado pelas escolas Santa Luzia, Raimundo Tenente e Tobias Barreto. Essas unidades são das comunidades que compõem a etno-região do Amajari (Três Corações, Araçá e Mangueira).
Crianças e jovens apresentaram uma coreografia, organizada pela Igreja Assembleia de Deus, e a Dança do Parixara, que reuniu crianças e jovens das comunidades indígenas Aningal, Ouro e Guariba.
BOAS-VINDAS - O coordenador-geral do CIR, Dionito José de Souza, agradeceu a recepção e elogiou o empenho das coordenações regionais que ajudaram na alimentação. Ele lembrou que o tema da Assembleia Geral é "Garantir a produção sustentável preservando o meio ambiente".
Ele pediu aos participantes que respeitem os parentes e a organização do evento, que não vai tolerar bebidas alcoólicas na comunidade durante o evento. O coordenador chamou as lideranças do Amajari para dar as boas-vindas aos participantes.
O tuxaua do Araçá, Avelino Duarte, começou sua fala lembrando as dificuldades que os parentes e sua comunidade enfrentaram para construir o grande malocão que está abrigando a assembleia. A obra começou em dezembro de 2009. Ele elogiou o empenho de todos e desejou que o evento alcance seus objetivos que vêm sendo traçados desde o ano passado.
O coordenador regional do Amajari, Osmundo Ribeiro Alves, também deu boas-vindas e lembrou do empenho de todos as comunidades da região para que a reunião fosse realizada com sucesso.

Conselho Indígena de Roraima
PIB:Roraima/Lavrado

Related Protected Areas:

  • TI Aningal
  • TI Araçá
  • TI Ouro
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.