Equipe de Saúde Indígena atende aos moradores de quatro comunidades

Folha de Boa Vista - http://www.folhabv.com.br/fbv/noticia.php?id=80949 - 26/02/2010
As equipes do programa de Saúde Indígena da Prefeitura de Boa Vista atendem na próxima semana aos moradores das comunidades Serra do Truarú, Morcego, Bom Jesus e Lago Grande. Os serviços médicos e odontológicos são oferecidos em uma unidade móvel equipada com consultórios.

A partir de segunda-feira (1), a unidade móvel estará na comunidade Serra do Truarú. A unidade se desloca na terça-feira (2) para a comunidade Morcego. Os serviços serão oferecidos quarta-feira (3) para os moradores da comunidade Bom Jesus e na quinta e sexta-feiras (4 e 5) a unidade permanecerá na comunidade Lago Grande.

Além de serviços médicos e odontológicos, são oferecidos procedimentos de enfermagem, endoscopia, exames de patologia, ultra-sonografia, consulta oftalmológica, palestras educativas e preventivas.

O atendimento aos indígenas é feito pela Equipe Multidisciplinar de Saúde Indígena (EMSI), formada por médicos, enfermeiros, cirurgião dentista, técnicos em enfermagem e de laboratório e auxiliar de consultório dentário.

Quando necessário, o programa encaminha os pacientes para tratamento especializado no Centro de Referências Médicas, que funciona no bairro Mecejana. A Prefeitura também oferece exames específicos em unidades clínicas conveniadas.

Em 2009, a Prefeitura realizou cerca de 6.500 atendimentos de saúde nas comunidades indígenas. O cronograma de atendimento das equipes abrange as 14 comunidades de Boa Vista, além da comunidade Tigre, que pertence ao município de Pacaraima.
PIB:Roraima/Lavrado

Related Protected Areas:

  • TI Bom Jesus
  • TI São Marcos
  • TI Serra da Moça
  • TI Truaru
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.