Core/RJ promove encontros educativos com os índios

Funasa - http://www.funasa.gov.br/internet/notFunasa.asp - 02/09/2009
A equipe da Assessoria de Comunicação Social e Educação em Saúde, da Coordenação Regional da Funasa no Rio de Janeiro (Core/RJ), promoveu , na semana passada, encontros educativos para debater a realização de coleta seletiva e passar informações sobre a nova gripe. Os procedimentos sobre a coleta de lixo foram tratados junto aos indígenas das aldeias de Rio Pequeno e Sapukai. Enquanto as informações sobre a nova gripe foram transmitidas para a equipe multidisciplinar de saúde indígena, no Polo-base de Angra dos Reis.

Com os indígenas, o objetivo foi a promoção de uma reflexão sobre os danos causados ao meio ambiente e os agravos à saúde provenientes do destino inadequado do lixo. No início da reunião, os indígenas apontaram as atividades de coleta de lixo existentes, iniciadas como resultado do primeiro encontro educativo com os agentes indígenas de saúde (Ais) e os agentes de saneamento (Aisan) sobre meio ambiente, realizado no primeiro semestre desse ano.

Durante o encontro foi exibido o vídeo "O meio ambiente começa no meio da gente". Além disso, houve debate, em conjunto, para encontrar as melhores soluções para a correta coleta do lixo. Um dos pontos também levantados foi a realização de coleta seletiva, que teve uma boa receptividade entre as lideranças indígenas.

O índio Lucas Benite, uma das lideranças de Sapukai, enfatizou a importância da coleta adequada do lixo e citou o trabalho que está sendo realizado pelos alunos da escola da aldeia, sob a orientação do professor indígena Valdir da Silva, que conta com o apoio da ONG Caíque e da Secretaria de Educação de Angra dos Reis, as quais fornecem lanche para as crianças.

Já no encontro com a equipe multidisciplinar de saúde indígena, abordou-se o tema da gripe A (H1N1) e as formas de prevenção e cuidados necessários. Para contribuir, foi apresentado um vídeo da Fiocruz e entregue pastas com materiais ilustrativos para os Ais e Aisan trabalharem sobre essa questão, como multiplicadores nas comunidades indígenas.
PIB:Sul

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