ESMPU: situação dos índios da bacia do Lago Guaíba é tema de seminário

ESMPU - http://www3.esmpu.gov.br/noticias/noticias/copy4_of_news_item.2009-03-16.5854820272 - 16/03/2009
Seminário será realizado em Porto Alegre, entre os dias 31 de março e 3 de abril

Acontece em Porto Alegre, entre os dias 31 de março e 3 de abril, o "Seminário Povos Indígenas na Bacia Hidrográfica do Lago Guaíba". Promovida pela Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU), pelo Ministério Público Federal, pela Prefeitura de Porto Alegre e pela Fundação Nacional do Índio (Funai), a atividade reúne especialistas de diversas áreas para discutir a situação de índios que vivem em Porto Alegre e nas regiões limítrofes.

A programação do seminário inclui palestras, exibição de filmes e debates com agentes públicos, antropólogos e índios. O procurador da República Marcelo Beckhausen (PR/RS), por exemplo, abordará os direitos socioculturais indígenas; enquanto a antropóloga Maria Paula Prates (UFRGS) discutirá as relações de gênero entre os mbyá-guarani.

As relações de trabalho dos agentes institucionais não indígenas com os índios será o tema do painel coordenado por Miriam Chagas (PRR-4). Já Francisco Rokag dos Santos discutirá a relação entre os grafismos e a cultura material dos kaingang. Tacira Gomes, da Terra da Estiva, fala sobre sua experiência como líder indígena.

Durante o seminário será exibido o vídeo "Mokoi Tekoá, Petey Jeguatá. Duas aldeias, uma caminhada". De 2008 e com 63 minutos, o documentário acompanha a rotina dos índios mbya-guarani, que, sem terra para cultivar ou matas para caçar, dependem da venda de artesanato para sobreviver. Depois da exibição, os participantes do seminário poderão debater o tema com o antropólogo José Otávio de Souza (UFRGS) e com o cineasta guarani Ariel Ortega, um dos realizadores do vídeo.

O seminário acontece no auditório do Memorial do Rio Grande do Sul (Rua Sete de Setembro, 1.020 - Praça da Alfândega), sempre a partir das 13h30. Os participantes serão indicados pelos realizadores do seminário e terão de fazer a inscrição na página da Escola na internet, no link "Inscrições", até o dia 25 de março.
PIB:Sul

Related Protected Areas:

  • TI Tapes
  • TI Cantagalo
  • TI Capivari
  • TI Guarani de Águas Brancas
  • TI Varzinha
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.