Índios querem afirmar identidade das etnias

Diário do Nordeste - diariodonordeste.globo.com - 22/08/2008
Passeata reuniu etnias de vários municípios do Ceará. Alguns índios viajaram até 600km para participar da manifestação

A afirmação da identidade indígena das etnias cearenses foi a principal reivindicação da manifestação realizada, no fim da tarde de ontem, no Centro de Fortaleza. Dezenas de índios, de várias tribos do Estado, se reuniram para lutar pelos seus espaços.

Centenas de curiosos pararam para ver a passeata dos índios, que começou com concentração na Praça José de Alencar e seguiu, ao som das cantigas da dança ritual do torém e dos cantos sagrados toré, até chegar a Praça do Ferreira.

Para o pajé Luís Caboclo, da tribo Tremembé, de Almofala, as leis federais de proteção aos povos indígenas não são respeitadas no Ceará. "Somos desrespeitados pela Justiça, quando ela concede permissão para empresários construírem nas nossas terras. Isso acontece porque muitos laudos antropológicos indígenas são anulados pela Justiça Federal. Estamos hoje, aqui, clamando pelos nossos direitos. Algumas tribos viajaram até 600km para participar dessa manifestação", argumentou o pajé.

Os índios percorreram importantes ruas do Centro, como General Sampaio, São Paulo e Major Facundo, e, durante o trajeto, além das organizações sociais que apoiavam a passeata, curiosos manifestaram apoio à causa indígena. "Os direitos deles não são respeitados. É lamentável saber que a população de origem do nosso Estado está reduzida a um número muito pequeno. Nós fomos os opressores deles e isso merece justiça", comentou a assistente social Heleni Melo.

De acordo com Daniel Araújo, cacique da tribo Pitaguary, de Maracanaú, ainda existem pessoas acreditando que os índios do Ceará foram extintos. "Essa manifestação é para mostrar que o povo indígena está vivo. Estou há 16 anos como cacique e, nesse período, muita coisa mudou. A situação da demarcação piorou, não temos mais liberdade nas nossas próprias terras. Mas também houve avanços, como a escola diferenciada".

ENQUETE
O direito das tribos é respeitado no Estado?

Rogério Costa Souza
45 ANOS
Carpinteiro

De maneira nenhuma. Nem aqui, nem em outro lugar do Brasil. Falta acesso a saúde, educação e respeito à cultura.

Francisco José Ferreira
47 ANOS
Vendedor

Acho que não. Falta alguém de instituições como a Funai brigar realmente pelos direitos dos povos indígenas.
PIB:Nordeste

Related Protected Areas:

  • TI Tremembé de Almofala
  • TI Pitaguary
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.