Índios e brancos fazem as pazes no assentamento Cachimbeiro graças atuação do núcleo de assessoramento jurídico da AGU no maranhão.

Badauê Online - www.badaueonline.com.br - 08/07/2008
O Núcleo de Assessoramento Jurídico da Advocacia-Geral da União (NAJ/AGU) no estado do Maranhão, acredita que está consolidado o clima de harmonia entre as comunidades indígenas e trabalhadores rurais do Projeto de Assentamento Cachimbeiro, no município de Barra do Corda. Lá, vivem cerca de 80 famílias de brancos e representantes de nações indígenas, que até recentemente viviam em clima de animosidade.

As informações são do coordenador do NAJ/AGU no Maranhão, Bolívar Marques Vieira. Ele lembrou que o clima de discórdia que dividia as comunidades de índios e brancos está superado. "O comportamento deles é hoje harmonioso. Os índios e os trabalhadores rurais dos povoados Nova Brejo, Vila Real e Canabrava, que compõem o Assentamento Cachimbeiro, estão vivendo em harmonia".

Em abril de 2008, Bolivar participou da reunião com representantes das comunidades indígenas e o superintendente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), Benedito Terceiro. "O que resultou de positivo dessa reunião foi o clima de harmonia entre as partes. Não há mais conflito, os índios receberam a garantia de que não terão suas terras desapropriadas", declarou.

Bolívar disse ainda que as comunidades indígenas estão satisfeitas com a ação do Estado no PA Cachimbeiro. "Está todo mundo trabalhando, produzindo e a presença do Estado no assentamento hoje é uma realidade: existem serviços de saneamento como o asfalto de ruas e a construção de escola. Falta apenas a Fundação Nacional do Índio ( FUNAI) concluir o estudo antropológico e o levantamento fundiário da área", concluiu. O NAJ é uma unidade da Consultoria-Geral da União (CGU), órgão da Advocacia-Geral da União (AGU).
PIB:Goiás/Maranhão/Tocantins

Related Protected Areas:

  • TI Cana Brava
  • TI Vila Real
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.