Índios permanecem na Funai

A Tarde - 18/11/2007
Há quatro dias ocupando a sede da Fundação Nacional do Índio (Funai) em Paulo Afonso (a 469 km de Salvador) os índios das tribos Kiriri, Kaimbé e Cantaruré estão recebendo apoio de outras comunidades, a exemplo da Tuxá, Pancararé e Xucuru-Kariri, que se comprometeram em enviar mais índios para ajudar na reivindicação. Os índios querem a
exoneração do administrador do órgão na cidade, João Valadares, que é acusado de desvio de recursos.

Até ontem cerca de 90 índios ocupavam o local, mas este número pode aumentar hoje, já que as outras aldeias estão enviando mais pessoas para o local. O objetivo é chamar a atenção da presidência da Funai em Brasília para a situação vivenciada pelos dez povos da regional de Paulo Afonso.

Segundo documentos apresenREGINALDO PEREIRA | AG. A TARDE Tribos mostram disposição em manter ocupação na sede da Funai tados pelo cacique Kaimbé Flávio de Jesus Dias, em setembro deste ano, foram encaminhados R$ 1, 17 milhão para projetos diversos, sendo R$ 170 mil para a área de agricultura, mas até o momento as aldeias não receberam nenhum centavo.

Além de acusação de desvio de recursos, o administrador também é apontado como sendo manipulador e acusado de estar tentando dividir o povo indígena. Os índios querem a indicação de um substituto para João Valadares, que está no cargo há mais de 10 anos. "Só sairemos daqui quando as nossas exigências forem atendidas.

Sabemos que vocês da imprensa tem um poder enorme, e que o presidente da Funai (Márcio Mera) já está sabendo da nossas reivindicações e alguma coisa será feita", afirmou o vice-cacique dos Kiriri, Marcelo de Jesus, enquanto observava a matéria publicada no portal A TARDE ON LINE.
PIB:Nordeste

Related Protected Areas:

  • TI Kiriri
  • TI Massacará
  • TI Kantaruré
  • TI Barra
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.