Indígenas Macuxi e Wapichana lançam CD com músicas Tradicionais

Folha de Boa Vista - 23/08/2007
Em busca da valorização e reconhecimento da cultura musical e língua indígena, artistas indígenas de Roraima lançam os CDs Macuxi Serenkato e Parichara Wapichana, na próxima sexta-feira, 24 de agosto, no Espaço Multicultural do Sesc Centro, a partir das 20h. O ingresso será vendido ao preço único de R$ 5,00.

O lançamento dos CD´s é uma realização do Conselho Indígena de Roraima (CIR) em parceria com a organização Som das Aldeias e com financiamento do Ministério do Meio Ambiente, através do programa PDPI (Projetos Demonstrativos para os Povos Indígenas), e do Ministério da Educação, através da Coordenação Geral de Educação Escolar Indígena.

O CD Macuxi Serenkato foi gravado em janeiro de 2005 na Aldeia Maturuca, região das Serras, TI Raposa Serra do Sol, é uma homenagem ao povo Macuxi e sua luta pela conquista do território tradicional, a terra indígena Raposa Serra do Sol. O CD é composto por dezessete (17) cantos tradicionais, nas vozes de crianças, jovens e adultos, apresentando três estilos musicais distintos: parichara, tukui e ximitim, que com cantos e danças representam a alegria do povo macuxi, com os visitantes em suas aldeias. O encarte do CD contempla os cantos transcritos em língua Macuxi e suas respectivas traduções para o português.

O CD Parichara Wapichana foi gravado na Aldeia Jabuti, região da Serra da Lua, em janeiro de 2006, e é composto por 14 músicas tradicionais. Também com o objetivo de valorizar a cultura musical wapichana junto às novas gerações, este CD servirá de referência para as comunidades indígenas do estado de Roraima.

Posteriormente, os dois CDs serão distribuídos para todas as escolas indígenas de Roraima e para as escolas não indígenas de Boa vista, para serem utilizados como material didático.

A produção geral dos CD`s, gravação, mixagem e masterização é da Organização Som das Aldeias, que desenvolve trabalhos de produção musical com povos indígena de todo o Brasil, com o objetivo de divulgar a música indígena.
PIB:Roraima/Lavrado

Related Protected Areas:

  • TI Jaboti
  • TI Raposa Serra do Sol
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.