Índios cearenses devem ganhar saneamento básico até 2010

verdesmares.com.br - 29/06/2007
Dois em cada dez índios do Ceará vivem em casas sem banheiro. Quatro em cada dez estão sem água encanada. Os números revelam duas das maiores causas de doenças evitáveis. Segundo a Funasa, o problema é mais grave nas etnias Tapeba, de Caucaia; e Tremembé, em Acaraú e Itarema. Mas há um sinal de fumaça no céu do governo.

Numa entrevista coletiva, esta manhã, o presidente da Funasa, Danilo Forte, vai anunciar o investimento de R$ 1 bilhão por ano até 2010.

O dinheiro é parte do programa de aceleração da econiomia, o PAC, e parte dele estaria assegurada para os índios cearenses.

Até o ano de 2010 as comunidades indígenas e quilombolas do Ceará vão ganhar saneamento básico. A meta é elevar de 62% para 90% o índice de saneamento. O investimento vai ser de R$ 4 bilhões. A prioridade será para os municípios com maior índice de mortalidade infantil , malária e doença de chagas.

A Fundação Nacional de Saúde vai coordenar o projeto. O presidente da Funasa vai anunciar o dinheiro do PAC para os prefeitos cearenses, durante uma palestra.
PIB:Nordeste

Related Protected Areas:

  • TI Tapeba
  • TI Tremembé de Almofala
  • TI Córrego João Pereira
  • TI Tremembé de Queimadas
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.