Agentes de saneamento recebem uniformes no Pólo de Iguatemi

Agora MS - 25/06/2007
Desde o inicio deste mês, os Agentes indígenas de Saneamento (Aisan) do Pólo-base Indígena de Iguatemi, da Coordenação Regional da Funasa em Mato Grosso do Sul (Core/MS), estão trabalhando uniformizados. Os uniformes são fornecidos pela Core/MS, por meio da Divisão de Engenharia e Saúde Pública (Diesp).

Segundo José Sotolani Ribeiro, supervisor de saneamento do pólo, o uniforme foi adotado, dentre outros motivos, por uma questão de saúde. "Como eles trabalham em contato direto com redes de água e esgoto, a botina que vem com o uniforme impede que eles sejam contaminados", justifica. O vestuário, que foi entregue no começo do mês, é composto de sapato (botina), calça, camiseta, colete, jaleco e boné.

Aldírio Sérgio Rodrigues, da Diesp, informou que todos os Pólos-base do Estado já receberam uniformes para serem entregues aos Aisan.

O Pólo de Iguatemi conta hoje com três Aisan, sendo que um deles atende a aldeia Cerrito, localizada no município de Eldorado, e os outros dois prestam serviços na aldeia Porto Lindo, que fica no município de Japorã.

Dentre outras atribuições, os Agentes Indígenas de Saneamento são responsáveis por operar e manter os sistemas de saneamento implantados nas comunidades indígenas, com vistas à prevenção de doenças e promoção da saúde. "Diariamente os Aisan fazem a manutenção preventiva e corretiva da rede de água e esgoto nas aldeias", ressalta o supervisor.

O Pólo-base Indígena de Iguatemi atende indígenas das aldeias Cerrito e Porto Lindo e dos acampamentos Yvy Katu e Sombrerito, totalizando 4.950 índios.
PIB:Mato Grosso do Sul

Related Protected Areas:

  • TI Cerrito
  • TI Yvy Katu
  • TI Sombrerito
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.