Parceria beneficia aldeias em MG

FUNASA - 18/04/2007
Com o intuito de melhorar a vida dos indígenas das etnias Kaxixós e Krenaks, a Coordenação Regional da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) de Minas Gerais (Core-MG) firmou parceria com a Universidade de Ouro Preto e a Universidade de Governador Valadares (Univale) para realizar exames parasitológicos, inquérito de saneamento e segurança alimentar, com ênfase em desnutrição ou obesidade.

O trabalho foi realizado na segunda quinzena de março. Ao todo, foram 390 índios atendidos e a previsão é que, até julho próximo, sejam atendidos sete mil. No segundo semestre, o Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei) Espírito Santo e Minas vai estender o trabalho a toda a população indígena dos dois estados. Nas aldeias de Capão do Zezinho e Fundinho, a equipe, formada por dois epidemiologistas, dois parasitologistas, dois farmacêuticos, três nutricionistas e um sanitarista, atendeu 100% da população local.

O grupo ainda contou com a colaboração de 20 acadêmicos voluntários das universidades parceiras. Os resultados foram encaminhados ao Pólo-base Kaxixó para que se proceda o tratamento adequado. As ações vão nortear parte das estratégias de saúde, minimizando problemas ocasionados por desnutrição ou parasitas ocasionais.
PIB:Leste

Related Protected Areas:

  • TI Fazenda Guarani
  • TI Krenak
  • TI Kaxixó
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.