Índios caingangues fecham estrada em Santa Catarina

Zip-News - 11/10/2001
Índios caingangues estão bloqueando há três dias a estrada que liga os municípios de Chapecó e Itá, região Oeste catarinense. Eles protestam contra a lentidão do Ministério da Justiça em assinar declaração que assegure a ampliação da reserva indígena Toldo Chimbangue. A reivindicação é feita desde 1986. Só sairemos da estrada depois que o ministro José Gregori cumprir a promessa e assinar o documento , afirmou o cacique Idalino Fernandes.
Segundo o cacique, o impasse ocorre porque agricultores defendem o direito de permanecer e explorar a terra que pertence aos índios, localizada próxima ao município de Chapecó.
Os indígenas ocupam a estrada que corta a reserva com barricadas feitas com troncos de árvores. Os carros estão impedidos de passar. Os caingangues ameaçam ampliar a manifestação, bloqueando outras estradas da região. A Fundação Nacional do Índio (Funai) ainda não se manifestou sobre o assunto.
PIB:Sul

Related Protected Areas:

  • TI Toldo Chimbangue II
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.