Observatório denuncia presença de invasores próximos a grupos isolados em Terra Indígena no Vale do Javari

O Globo - https://oglobo.globo.com - 01/04/2024
Observatório denuncia presença de invasores próximos a grupos isolados em Terra Indígena no Vale do Javari
Vestígios indicam que a invasão foi de caçadores de animais selvagens para fins comerciais

Luis Felipe Azevedo

01/04/2024

O Observatório dos Direitos Humanos dos Povos Indígenas Isolados e de Recente Contato (Opi) alertou a Funai sobre a presença de invasores em área próxima a dois registros de grupos isolados na Terra Indígena Vale do Javari, no Amazonas. A organização informou nesta segunda-feira que rastros foram encontrados por indígenas Marubo da região do alto rio Curuçá. Os vestígios indicam que a invasão foi de caçadores de animais selvagens para fins comerciais.

O Opi aponta que um grupo de famílias da comunidade indígena encontrou sacos plásticos de sal, botas e sacos de fibra na primeira quinzena deste mês. Eles estavam transportando uma canoa de alumínio até a aldeia Maronal, por meio de caminhos antigos que existem desde a década de 40, quando flagraram os rastros dos invasores.

Conhecido como santuário dos animais, o local é estratégico para os animais por concentrar sais minerais que complementam a alimentação de inúmeras espécies. Este território é um corredor de perambulação de indígenas isolados.

Segundo a organização, os grupos da região já denunciaram a presença de invasores nessas áreas da Terra Indígena a Funai em diversas ocasiões, mas nenhuma providência foi tomada. Uma outra denúncia dos indígenas é o avanço das atividades agropecuárias no sul da região.

O observatório aponta ser urgente a adoção de estratégias de atuação permanente nesta parte do território do Vale do Javari.

https://oglobo.globo.com/brasil/noticia/2024/04/01/observatorio-denuncia-presenca-de-invasores-proximos-a-grupos-isolados-em-terra-indigena-no-vale-do-javari.ghtml
PIB:Javari

Related Protected Areas:

  • TI Vale do Javari
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.