Terra Indígena do AM é incluída no Sistema Nacional de Cadastro Rural

Amazonas 1 - https://amazonas1.com.br - 31/10/2023
Com a conclusão do cadastramento, o Amazonas terá acesso a dados qualificados indispensáveis à formulação das políticas públicas voltadas à questão agrária.

Manaus (AM) - O Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) incluiu a Terra Indígena (TI) Uneiuxi, entre os municípios de Japurá e Santa Isabel do Rio Negro, no Sistema Nacional de Cadastro Rural (SNCR).

Segundo o instituto, a inclusão de terra indígena abrange, no total, 446 áreas que representam mais de 100 milhões de hectares, além de outras 11 terras indígenas homologadas em processo final de regularização.

As TIs de Arara do Rio Amônia, no Acre; Avá-Canoeiro, em Goiás; Kariri-Xocó, em Alagoas; Rio dos Índios, no Rio Grande do Sul; e Tremembé da Barra do Mundaú, no Ceará, também foram cadastradas.

"É a primeira vez na história do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) que esse trabalho é realizado", informou o Incra.

Conforme o Instituto, com a conclusão do cadastramento, o Estado terá acesso a dados qualificados indispensáveis à formulação das políticas públicas voltadas à questão agrária.

Nesse domingo (29), a ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara, disse que, em dez meses, o governo desenvolveu ações que superam dez anos.

"A gente conseguiu, primeiro, retomar algumas políticas paralisadas nos últimos seis anos, como o Conselho Regional de Política Indigenista, a retomada do Comando Gestor da PNGATI, que é a Política Nacional de Gestão Territorial e Ambiental de Terras Indígenas", disse.

A ministra disse que as ações do governo também foram pela demarcação de terras indígenas.

"Nós conseguimos em oito meses assinar oito demarcações de terras indígenas. Então, em oito meses, supera dez anos, porque em dez anos foram 11 territórios indígenas demarcados. Isso, para nós, já vale todo esse tempo de existência do Ministério dos Povos Indígenas", disse Guajajara.

https://amazonas1.com.br/terra-indigena-do-am-e-incluida-no-sistema-nacional-de-cadastro-rural/
Índios:Terras/Demarcação

Related Protected Areas: