Projeto apoiado pela Fundação Araucária leva inclusão digital a comunidades indígenas

Funai - https://www.gov.br - 27/11/2023
Publicado em 27/11/2023 16h37

Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) apoiou o Encontro das Mulheres Xavante das Terras Indígenas São Marcos, Sangradouro, Marechal Rondon e Parabubure, que ocorreu nos dias 21 e 22 de novembro na sede da Coordenação Regional Xavante em Barra do Garças, Mato Grosso.

As palestras e debates abordaram questões, como saúde da mulher Xavante, ciência e proteção das mulheres indígenas, violência contra mulheres e crianças na Comunidade Xavante, bem como desafios e avanços na defesa das mulheres indígenas.

A iniciativa contou com a participação da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Xavante, da Organização Não Governamental Rede de Frente, da Delegacia de Defesa da Mulher e do Ministério Público Federal. O encontro teve como propósito explorar temas essenciais para as mulheres Xavante.

Além de proporcionar um ambiente favorável para a troca de experiências e aprendizados, o evento foi um espaço para reafirmar o compromisso da Funai em apoiar iniciativas que empoderem as mulheres indígenas, reconhecendo seu papel central na construção de uma sociedade mais justa. Ao fim do evento, houve a definição de um calendário de ações com as mulheres Xavante para o ano de 2024.

Liderança

As mulheres indígenas têm papel fundamental na defesa dos territórios, da natureza e da vida dos povos originários, embora essa luta tenha sido por muitas vezes invisibilizada. Atualmente, é cada vez maior o número de mulheres indígenas que lideraram movimentos em defesa dos seus direitos.

As mulheres indígenas também têm alcançado maior destaque nos espaços públicos. É o caso, por exemplo, da titular do Ministério dos Povos Indígenas (MPI), ministra Sonia Guajajara, e da presidenta da Funai, Joenia Wapichana.



Assessoria de Comunicação/Funai com informações da Coordenação Regional Xavante

https://www.gov.br/funai/pt-br/assuntos/noticias/2023/com-apoio-da-funai-encontro-das-mulheres-xavante-reune-representantes-de-quatro-terras-indigenas-em-mato-grosso
PIB:Leste do Mato Grosso

Related Protected Areas:

  • TI Marechal Rondon
  • TI Parabubure
  • TI Sangradouro/Volta Grande
  • TI São Marcos (Xavante)
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.