Indígenas do povo Madija Kulina participam de oficinas de práticas agroflorestais

Embrapa - embrapa.br - 30/11/2022
Representantes da Fundação Nacional do Índio (Funai), da Embrapa Acre e do povo Madija Kulina participaram do segundo módulo da "Oficina de Práticas Agroflorestais" entre os dias 4 e 11 de novembro na Terra Indígena Alto Rio Purus, localizada nos municípios de Manoel Urbano e Santa Rosa dos Purus, no Acre.

O objetivo foi construir, junto com os participantes indígenas, estratégias locais para o fortalecimento da segurança e soberania alimentar, bem como das práticas agrícolas desenvolvidas nas comunidades.

Durante a ação houve troca de conhecimentos e práticas com foco na construção de viveiros e no plantio de mudas de espécies frutíferas nos quintais, nos roçados e ao redor das fontes de água. Também foram abordados temas como manejo de resíduos sólidos, cuidados sanitários com a água e o papel dos agentes ambientais indígenas em suas comunidades.

Os plantios foram realizados em cinco aldeias no formato de mutirões e reuniu caciques, agentes ambientais Madija, mulheres e crianças. Todas as atividades foram acompanhadas pelos agrônomos, técnicos agroflorestais e intérpretes Madija convidados pela Funai.

A Coordenação Regional do Alto Purus da Funai entregou cerca de 900 mudas de 15 espécies frutíferas, roçadeiras e kits de ferramentas de plantio para os agentes ambientais Madija. Também foram distribuídas sementes de cenoura, alface, coentro e abóbora, enviadas pela Embrapa Hortaliças para serem plantadas nos canteiros das aldeias.

Plantios de mudas

Mauri Kulina, liderança indígena do povo Madija, participou das oficinas e está com boas expectativas sobre a continuidade do trabalho que vem sendo desenvolvido. "O pessoal gostou muito dos plantios. Meus parentes Madija Kulina gostam de plantar, a gente precisa muito de mudas para cultivar em todas as aldeias. Conseguimos plantar nas aldeias Boaçu, Boaçu Novo, Santo Amaro, Maronawa e Sobral. E também no quintal da nossa Base de Vigilância na Boca do Chandless que acabamos de construir com apoio da Funai. Esse trabalho vai nos ajudar a cuidar da nossa terra e queremos continuar a fazer outros plantios como esse, pra gente poder fazer isso em todas as aldeias Madija da Terra Indígena."

"As práticas de plantio de mudas foram atividades que realmente mobilizaram as comunidades, reunindo mulheres, jovens, crianças e idosos. Os Madija que participaram estavam alegres e satisfeitos com o trabalho coletivo que estava sendo desenvolvido, porque havia pertencimento e participação ativa dos indígenas" afirmou em sua fala de encerramento da oficina, Thayná Ferraz, indigenista da Coordenação Regional do Alto Purus/Funai, responsável pelo planejamento e execução das oficinas.

O pesquisador Eufran Amaral, da Embrapa Acre, foi um dos facilitadores e ressalta que a principal dificuldade foi na logística, uma vez que as comunidades estavam longe das bases de fixação da equipe e precisavam de grandes deslocamentos. "Isto foi compensado, pois, a intenção maior era colaborar com processos produtivos dos Madija. Também houve um intenso diálogo de saberes durante as oficinas e nas visitas nas áreas de produção, que são pequenas, mas contribuem para o uso efetivo do solo com impacto reduzido", ressalta.

As oficinas tiveram como foco dar continuidade às ações baseadas nos resultados do Diagnóstico Produtivo das Aldeias Madija da Terra Indígena Alto Rio Purus, apresentadas em maio de 2022 ao Ministério Público Federal. As atividades buscaram também cumprir o cronograma de ações apresentado pela CR Alto Purus/Funai, conforme demandas estabelecidas no âmbito da Rede Intersetorial de Atenção aos Madija Kulina coordenada pelo MPF.

As oficinas são um dos resultados da parceria entre Funai e Embrapa, que fizeram Acordo de Cooperação Técnica- ACT que visa dar o apoio à produção e ao fortalecimento da segurança e soberania alimentar do povo Madija Kulina e outros povos atendidos pela CR Alto Purus/Funai.



https://www.embrapa.br/busca-de-noticias/-/noticia/76768429/indigenas-do-povo-madija-kulina-participam-de-oficinas-de-praticas-agroflorestais
PIB:Juruá/Jutaí/Purus

Related Protected Areas:

  • TI Alto Rio Purus
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.