19 mil garimpeiros já saíram de terras Yanomami, diz senador

Agência Brasil - https://agenciabrasil.ebc.com.br/radioagencia-nacional/politica/audio/2023-03 - 09/03/2023
19 mil garimpeiros já saíram de terras Yanomami, diz senador
Chico Rodrigues (PSB-RR) preside comissão para acompanhar o caso

Publicado em 09/03/2023 - 13:54 Por Priscilla Mazenotti - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

A menos de um mês do novo fechamento do espaço aéreo sobre as terras Yanomami, em Roraima, a expectativa da comissão do Senado criada para acompanhar esse caso, é de que todos os garimpeiros sejam retirados da área, a tempo. A informação é do presidente da Comissão, senador Chico Rodrigues (PSB-RR). Ele ainda esclareceu, que a maior parte já deixou a região.

A comissão deverá ir nos próximos dias à região, fazer diligências tanto na área indígena quando nas unidades de saúde que atendem à população. Esse é um dos focos dos trabalhos que consta do cronograma apresentado - e já aprovado - pelo relator, o senador Dr. Hiran, do PP. Além das diligências, há a previsão de audiências públicas com o Conselho Indígena de Roraima, com o Cimi, que é o Conselho Indigenista Missionário, além do Instituto Socioambiental e representantes da Procuradoria da República no estado.

Foram aprovados, ainda, alguns requerimentos de informação na reunião dessa quarta-feira que definiu o plano de trabalho. São os requerimentos para as audiências públicas e também um que pede ao ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, informações sobre o Fundo Amazônia, sobre a aplicação dos recursos do Fundo lá no Território Yanomami.

A próxima reunião da comissão deverá ocorrer na semana que vem.

Edição: Ana Lucia Caldas / Guilherme Strozi

https://agenciabrasil.ebc.com.br/radioagencia-nacional/politica/audio/2023-03/cerca-de-19-mil-garimpeiros-ja-sairam-das-terras-yanomami-diz-senador#
PIB:Roraima/Mata

Related Protected Areas:

  • TI Yanomami
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.