Dois indígenas Guajajara são mortos na TI Arariboia; um terceiro está internado

Portal Guará: https://portalguara.com/ - 04/09/2022
Dois indígenas da etnia Guajajara foram mortos, na madrugada deste sábado (3), nos municípios de Amarante do Maranhão e Arame.

O guardião da TI Arariboia, Janildo Oliveira Guajajara foi assassinado com muitos tiros nas costas, em Amarante do Maranhão. Outro indígena da mesma etnia foi baleado e está internado em uma unidade de saúde da região.

O povo Guajajara teme pela sua vida, reclamam que a insegurança é constante e as ameaças seguem dia após dia. Entre 2006 e 2022, já foram 26 assassinatos na Terra Indígena Arariboia.

Em Arame, Jael Carlos Miranda Guajajara, de 34 anos, morreu às 3h da manhã. Informações preliminares destacam que a morte foi por conta de um atropelamento, porém o povo desconfia que seja mais um assassinato.

O Conselho Indigenista Missionário (CIMI), pede mais atenção do poder público e da justiça. "reforçamos a necessidade de mais seguranças nos Territórios Indígenas e mais ações do poder público que venham coibir o derramamento de sangue nas comunidades indígenas".
Índios:Questão Indígena

Related Protected Areas:

  • TI Araribóia
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.