Invasão em terra Kayapó no PA: Indígena afirma, em vídeo, que 'derramamento de sangue pode acontecer a qualquer momento'

g1 - https://g1.globo.com/pa/para/noticia - 21/05/2022
Invasão em terra Kayapó no PA: Indígena afirma, em vídeo, que 'derramamento de sangue pode acontecer a qualquer momento'
Liderança na Terra Indígena Baú, Mydjere Mekrãgnotire diz que nove garimpeiros estão detidos na área indígena. MPF diz que 'há risco grave de conflito'.

Por Taymã Carneiro, Fabiano Villela, TV Liberal, g1 PA - Belém
21/05/2022 12h28 Atualizado há 12 horas

Liderança na Terra Indígena Baú, no Pará, Mydjere Mekrãgnotire afirma, em vídeo gravado neste sábado (21) por celular, que nove garimpeiros invasores estão detidos em aldeia, após tentativa de reativação de garimpo ilegal - veja acima.

"Nesse momento, o cacique e o guerreiro estão lá, eles prenderam nove garimpeiros e (...) a qualquer momento pode acontecer derramamento de sangue por causa do garimpo ilegal".

Mekrãgnotire diz, ainda, que órgãos competentes foram acionados há quatro dias, mas ainda não deram respostas.

"Cadê o Ministério Público? A Funai? A Polícia Federal? (...) Estamos pedindo apoio há quatro dias e nada de resposta, então cadê o órgão competente para fazer alguma coisa e retirar os garimpeiros não indígenas que estão lá".

As lideranças do povo Kayapó afirmam os indígenas querem a presença da Polícia Federal para retirar os invasores detidos.

Os Kayapós relatam ainda que flagraram os invasores tentando reativar um garimpo conhecido como Pista Nova, que fica na TI, dentro do território do município de Altamira, no sudeste do Pará.

Ainda segundo os Kayapós, o grupo ainda pretendia chegar até um segundo garimpo na região, conhecido Pista Velha, onde indígenas que estariam dando apoio aos invasores instalaram uma aldeia.

'Risco de conflito'
Há risco de conflito entre os próprios indígenas - envolvendo os que apoiam o garimpo e os que são contra a exploração ilegal, segundo o Ministério Público Federal (MPF).

Informações da aldeia, coletadas por organizações indígenas, cerca de 40 indígenas ou mais podem se envolver no conflito.

O MPF informou, em nota, que acompanha a situação tensa na Terra Indígena Baú e que acionou as polícias Federal (PF) e Civil do Pará (PC) a fim de que tomem providências urgentes.

O MPF requisitou à PF que seja utilizada uma aeronave da operação "Guardiões do Bioma", conduzida pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública para realizar uma ação imediata na área indígena.

Em nota, a PF disse que tomou conhecimento do assunto e que "está buscando a confirmação mínima dos dados". Caso confirmado, a corporação disse que realizará operação no local.

A Polícia Civil do Pará, também acionada pelo MPF, disse que "irá atuar dentro de suas atribuições no caso".

Terra Indígena Baú

Homologada em 2008, a TI Baú é habitada por aproximadamente 188 indígenas de dois povos: Pu´rô, que são isolados, e os Kayapós.

A área, de aproximadamente 1,5 milhão de campos de futebol, fica dentro do território do município de Altamira, segundo o Instituto Socioambiental (ISA).

A localidade não possui rede de internet ou telefone e a comunicação só é feita via rádio amador por meio de frequência.

https://g1.globo.com/pa/para/noticia/2022/05/21/invasao-em-terra-kayapo-no-pa-indigena-afirma-em-video-que-derramamento-de-sangue-pode-acontecer-a-qualquer-momento.ghtml
PIB:Sudeste do Pará

Related Protected Areas:

  • TI Baú
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.