'O Território', filme sobre povos indígenas de Rondônia, é exibido em festival de cinema de Copenhagen

g1 - https://g1.globo.com/ro/rondonia/natureza/amazonia/noticia - 30/03/2022
'O Território', filme sobre povos indígenas de Rondônia, é exibido em festival de cinema de Copenhagen
Documentário que mostra a História do povo Uru-Eu-Wau-Wau pela defesa de suas terras. Filme venceu duas categorias no Festival Sundance de Cinema.

Por Thaís Nauara, g1 RO

"O Território", um documentário que mostra a História do povo Uru-Eu-Wau-Wau pela defesa de suas terras, foi exibido no Copenhagen International Documentary Film Festival (CPH.Dox) nesta semana. O filme foi produzido com ajuda de indígenas da etnia e venceu duas categorias no Festival Sundance de Cinema.
Após a exibição do documentário, o diretor do filme Alex Pritz, o ativista Bitate Uru-Eu-Wau-Wau e a ambientalista Luiza Rabelo, da International Forrest Adviser, participaram de um debate que abordava a luta dos povos indígenas na Amazônia.
A ativista Ivaneide Bandeira, que acompanhou o evento, publicou nas redes sociais o momento em que o indígena Tangãe Uru-Eu-Wau-Wau falava sobre sua experiência como cinegrafista no filme.
"É muito importante porque marca, principalmente para nós, povos indígenas", disse Tangãe.
O documentário foi primordialmente filmado em Rondônia, com participação de cineastas locais. Quem ajuda a traçar a linha narrativa é Bitaté, um jovem Uru-Eu-Wau-Wau e a indigenista Ivaneide Bandeira, conhecida como Neidinha. A partir deles, "O Território" se apropria da arte e da linguagem audiovisual para denunciar desmatamentos, invasões de terras, queimadas e perseguições.
Uru-Eu-Wau-Wau
O território Uru-Eu-Wau-Wau passa por pelo menos 12 dos 52 municípios de Rondônia. Ele abriga nove povos indígenas, incluindo povos isolados. Entre as principais ameaças apontadas estão: desmatamento, queimadas e ações de grileiros, segundo o Instituto Socioambiental (ISA).

https://g1.globo.com/ro/rondonia/natureza/amazonia/noticia/2022/03/30/o-territorio-filme-sobre-povos-indigenas-de-rondonia-e-exibido-em-festival-de-cinema-de-copenhagen.ghtml
Produção Cultural:Cinema, TV, Vídeo

Related Protected Areas:

  • TI Uru-Eu-Wau-Wau
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.