Ibama flagra exploração ilegal de madeira em terra indígena e assentamento em MT

G1 - https://g1.globo.com/ - 05/12/2021
Cinco veículos foram apreendidos, sendo que quatro deles precisaram ser destruídos. Responsáveis pelos crimes ambientais fugiram.

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) apreendeu cinco veículos durante uma operação, em parceria com a Polícia Militar, contra a exploração ilegal de madeira no Parque Indígena do Xingu e na Reserva Legal do assentamento ENA, no município de Feliz Natal, a 538 km de Cuiabá.

A ação contra os crimes ambientais foi realizada entre os dias 30 de novembro e 3 de dezembro.

Conforme o Ibama, no Parque Indígena do Xingu foram apreendidos dois caminhões com 30,20 metros cúbicos de itaúba em toras. Um deles precisou ser destruído por causa da fuga dos responsáveis, informou o instituto.

Já no assentamento ENA, que o Ibama afirma ser alvo constante de exploração de madeira, foram apreendidos e destruídos, devido à impossibilidade de retirada do local, um caminhão com 30 dúzias de lascas de itaúba, um trator e uma moto. Os envolvidos fugiram ao perceberem a presença das equipes de fiscalização. A madeira estava sendo explorada em formato de toras e lascas para cerca.

Segundo o Ibama, os valores das multas ainda estão sendo levantados. A finalização dos procedimentos para a responsabilização dos infratores deve ocorrer nesta semana.

https://g1.globo.com/mt/mato-grosso/noticia/2021/12/05/ibama-flagra-exploracao-ilegal-de-madeira-em-terra-indigena-e-assentamento-em-mt.ghtml
::: Terras Indígenas

Related Protected Areas:

  • TI Xingu
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.