Cacique Xokleng destaca a importância da demarcação indígena: 'A terra é a nossa vida'

G1 - https://g1.globo.com/ - 01/09/2021
O povo indígena Xokleng está no centro da discussão que o Supremo Tribunal Federal (STF) começou a julgar na semana passada. A Corte vai decidir se a terra indígena Ibirama La-Klãnõ, habitada pelos Xokleng e por outros dois povos, deve ou não abranger áreas pleiteadas pelo governo de Santa Catarina e por proprietários rurais.

"É da terra que nós tiramos nosso alimento para comer. A terra é a nossa vida, é tudo para nós. É a nossa mãe, nosso pai", diz.
Poucos mais de 3 mil Xoklengs vivem na Ibirama La-Klãnõ, no Vale do Itajaí, em Santa Catarina. A área delimitada da terra indígena é de 14 mil hectares. Mas os Xoklengs lutam na Justiça para provar que os seus antepassados viviam em uma área muito maior: 37 mil hectares.

A área de 23 mil hectares reivindicada pelos Xoklengs é explorada por fazendeiros e madeireiros desde a década de 1960. O STF voltou a avaliar o processo na última quinta-feira (26). Os ministros vão decidir se a terra indígena habitada pelos Xoklengs poderá incorporar áreas reinvindicadas pelo governo do estado e por ruralistas.

Os ruralistas defendem o chamado marco temporal, tese que só daria direito à terra aos indígenas que já estivessem nela na data de promulgação da Constituição de 1988.

Em nota enviada ao Profissão Repórter, a Procuradoria-Geral do Estado de Santa Catarina (PGE/SC), disse que "busca dar segurança jurídica a toda e qualquer pessoa que convive com o risco de perder sua propriedade ou moradia sob o pretexto de o local ter sido, em passado remoto, uma área indígena."

Achados arqueológicos no oeste do estado de Santa Catarina provam que a etnia Xokleng tem mais de 4.600 anos. "Assim que o estado de Santa Catarina começou a ser colonizado, os Xoklengs começaram a sofrer massacres. A gente tem um cálculo de 200 anos de resistência, de massacre. Conseguir sobreviver a arma de fogo, facão, é ser resistente", diz professor Xokleng Osias Tukun Paté.

Mesmo com o histórico de resistência, o professor estima que o número de indígenas da etnia vem diminuindo ao longo do tempo.



Fonte: https://g1.globo.com/profissao-reporter/noticia/2021/09/01/cacique-xokleng-destaca-a-importancia-da-demarcacao-indigena-a-terra-e-a-nossa-vida.ghtml
Índios:Terras/Demarcação

Related Protected Areas:

  • TI Ibirama-La Klãnõ
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.