Apib pede anulação de inquérito aberto pela Funai contra Sonia Guajajara

Poder 360 - https://www.poder360.com.br/justica - 03/05/2021
Apib pede anulação de inquérito aberto pela Funai contra Sonia Guajajara

Funai pediu abertura de investigação
Associação fala em "perseguição"

PODER360
03.maio.2021

A Apib (Articulação dos Povos Indígenas do Brasil) entrou com um pedido nesta 2ª feira (3.mai.2021) na Vara Federal Criminal do Distrito Federal para anular o inquérito instaurado pela Polícia Federal que intimou a líder indígena Sonia Guajajara, coordenadora executiva da Apib, a pedido da Funai (Fundação Nacional do Índio), sob a acusação de difamar o governo federal. Eis a íntegra (367 KB).

No documento apresentado à Justiça, advogados afirmam que "não resta dúvida de que existe farta quantidade de documentos técnicos que evidenciam a ineficiência por parte do governo federal em combater a pandemia nos territórios indígenas. Diante de tal omissão, a Articulação dos Povos Indígenas iniciou a campanha emergência indígena, a fim de suprir a inércia do governo federal".

A Funai informou ao Poder360 que "não comenta fatos que estão sob apuração em âmbito policial, o que poderia prejudicar o andamento dos trabalhos".

O órgão também destacou que a apuração de fatos supostamente ilícitos reafirma o compromisso com a indisponibilidade do interesse público, tendo em vista que todos os cidadãos, indígenas e não indígenas, estão submetidos à observância da lei brasileira.

O CASO
A Funai afirma que a ativista e a entidade que ela presidem fizeram acusações que difamaram o governo de Jair Bolsonaro por meio da websérie "Maracá", que mostra supostas violações de direitos cometidas contra os povos indígenas no contexto da pandemia de covid-19.

De acordo com a Apib, as denúncias que constam no vídeo já foram reconhecidas pelo STF (Supremo Tribunal Federal) por meio da ADPF 709.

Segundo a assessoria de Sonia Guajajara, a websérie apresenta dados sobre a propagação do coronavírus entre os povos indígenas e esses números foram considerados fake news.

Em nota, a líder indígena afirma que, "o governo busca intimidar os povos indígenas em uma nítida tentativa de cercear nossa liberdade de expressão, que é a ferramenta mais importante para denunciar as violações de direitos humanos".


https://www.poder360.com.br/justica/apib-pede-anulacao-de-inquerito-aberto-pela-funai-contra-sonia-guajajara/
PIB:Goiás/Maranhão/Tocantins

Related Protected Areas:

  • TI Araribóia
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.