DSEI Kaiapó divulga curta que registrou ações de saúde bucal

Ministério da Saúde http://www.saude.gov.br/ - 18/06/2019
O mês de maio concentra ações de educação em saúde bucal por meio da campanha denominada Maio Vermelho. O Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Kayapó do Pará divulgou um curta-metragem (um filme com quase oito minutos de duração) mostrando ações realizadas na terra indígena Las Casas.

A ação exibida no curta foi executada com cerca de 40 crianças da etnia Kayapó e levou atividades de higienização bucal supervisionada, aplicação de flúor e orientações sobre a escovação, além de distribuir creme dental, escovas e fio dental. A equipe que executou a ação reuniu 15 profissionais do DSEI e profissionais das áreas de saúde e educação do município de Pau D'Arco.

A campanha Maio Vermelho executou 14 ações para conscientizar, prevenir e lutar contra o câncer de boca enfatizando sua gravidade e a necessidade de cuidados e diagnóstico precoce. Durante todo o mês, as equipes de saúde bucal e a Equipa Multidisciplinar de Saúde Indígena (EMSI) do DSEI Kayapó-Pará atenderam 512 indígenas de 14 aldeias, realizando ações preventivas em parceria com os municípios de Pau D'Arco, Redenção e Cumaru do Norte.

A Responsável Técnica de saúde bucal do DSEI, Franciele Rêgo Almeida, ressalta que as ações realizadas no mês de maio tiveram como finalidade promover a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de boca por meio da educação em saúde, o que inclui orientações de como realizar o auto-exame na cavidade bucal e orientações sobre higienização bucal correta. "Agradeço a todos que contribuíram diretamente e indiretamente pelo empenho e dedicação para realização das ações referente ao mês de maio nas comunidades indígenas do DSEI Kayapó do Pará", complementa Franciele.

DSEI Kayapó-Pará
O DSEI, referenciado no município de Redenção, atende sete municípios da região sul do Pará. São 5.756 indígenas da etnia Kayapó distribuídos por 53 aldeias, sendo atendidos por quatro polos-bases e quatro Casas de Saúde Indígena (CASAI).

Por Comunicação SESAI
Atendimento à imprensa:
(61) 3315.3580


http://www.saude.gov.br/noticias/sesai/45529-dsei-kaiapo-divulga-curta-que-registrou-acoes-de-saude-bucal
Índios:Saúde

Related Protected Areas:

  • TI Las Casas
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.