MPF/SC ouve lideranças indígenas na 8ª Assembleia Geral Guarani

Cimi https://cimi.org.br/ - 27/05/2019
O Ministério Público Federal (MPF) em Santa Catarina participou da 8ª Assembleia Geral da Comissão Guarani Yvyrupa (CGY), realizada nesta quinta-feira (23), na Terra Indígena Morro dos Cavalos, no município de Palhoça. A procuradora da República Analucia de Andrade Hartmann ouviu caciques, lideranças e anciãos sobre as políticas públicas relacionadas à questão indígena no estado e no país, e se pronunciou reiterando o apoio do MPF ás causas das comunidades, no cumprimento de sua missão constitucional. O evento reuniu mais de 400 indígenas de diversas aldeias espalhadas pelas regiões Sul, Centro-oeste e Sudeste do Brasil, bem como de apoiadores.

"Os povos indígenas servem de exemplo para todos, pois eles permanecem unidos resistindo e nos ensinando a resistir"

De acordo com a procuradora da República, os povos indígenas servem de exemplo para todos, pois eles permanecem unidos "resistindo e nos ensinando a resistir". Analucia ressaltou a força das mulheres indígenas. "Elas com certeza são uma inspiração para todas as mulheres brasileiras", declarou.

Com relação ao contingenciamento na área da educação, a procuradora da República afirmou que está efetuando um levantamento da situação dos estudantes indígenas na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), no que diz respeito às bolsas e demais garantias, e que os procuradores dos direitos da cidadania estão atentos a esse grave impasse nas instituições de ensino superior, em todo o Brasil.

A procuradora lembrou da importante vitória do movimento indígena na Câmara dos Deputados nesta quarta-feira (22), que resultou na devolução da Fundação Nacional do Índio (Funai) ao Ministério da Justiça - a autarquia havia sido transferida em janeiro para a responsabilidade do recém-criado Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos.

Por fim, a procuradora da República frisou a necessária defesa da preservação do Poder Judiciário e destacou a honrosa presença da liderança Sonia Guajajara no evento, entre tantos indígenas reconhecidos por sua luta pelos direitos de suas comunidades.

Assembleia Geral da CGY
A cada três anos, os caciques, as lideranças e os anciãos Guarani se reúnem para avaliar o cenário no qual estão vivendo. "Trata-se de um espaço para pensarmos coletivamente quais foram os principais erros e os principais acertos que cometemos nos últimos anos e o que precisamos mudar para que nossa luta se fortaleça ainda mais", explica o coordenador da Comissão Guarani Yvyrupa, Marcos Tupã.

"A devolução da Funai ao Ministério da Justiça é um recuo do governo e uma vitória do povo indígena"

A 8ª assembleia da CGY, realizada na aldeia Itaty da Terra Indígena Morro dos Cavalos, juntou "parentes" Guarani do Paraná, São Paulo, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul, entre outros estados. O evento também teve a presença das líderes indígenas Sônia Guajajara e Kerexu (Eunice Antunes) e do vereador Marcos José de Abreu, o Marquito, de Florianópolis.

"A devolução da Funai ao Ministério da Justiça é um recuo do governo e uma vitória do povo indígena", afirmou Sônia Guajajara. Ela recordou aos demais "parentes" Guarani que é o "momento de juntar as mãos", pois a medida provisória 870 vai agora para o Senado. "Se não deixam a gente sonhar, nós não podemos deixá-los dormir", reiterou.




https://cimi.org.br/2019/05/mpf-sc-ouve-liderancas-indigenas-na-8a-assembleia-geral-guarani/
Índios:Política Indígena

Related Protected Areas:

  • TI Morro dos Cavalos
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.