Povo Paresi recebe visita do presidente da Funai, Wallace Bastos

Funai http://www.funai.gov.br - 07/11/2018
O presidente da Fundação Nacional do Índio, Wallace Moreira Bastos, visitou a Aldeia Bacaval e conheceu as lavouras mecanizadas da Terra Indígena Utiariti, noroeste do Mato Grosso, no último dia 30. "Este exemplo do Povo Paresi comprova, na prática, o potencial do desenvolvimento econômico sustentável que conjuga atividades agrícolas e conservação ambiental", disse Bastos durante a visita.

Foto de capa: Lideranças indígenas entregaram pessoalmente suas reivindicações ao presidente da Funai, Wallace Bastos [camisa branca], e ao chefe da Coordenação Regional de Cuiabá, Benedito César Garcia [de óculos]

Arnaldo Zunizakae, liderança indígena da Terra Indígena Utiariti, afirmou que a visita fora uma satisfação para o Povo Paresi e demais etnias da região. "Isso mostra para nós que a Funai é um órgão que realmente se preocupa com os povos indígenas e que tem interesse com as nossas escolhas de trabalho coletivo. Acompanhei todo o trajeto do presidente dentro do nosso território e nas unidades de produção da Cooperativa Copihanama", declarou.

Na ocasião, lideranças indígenas puderam tratar de temas importantes com o presidente Bastos, como as reivindicações sobre saúde indígena em relação ao Distrito Sanitário em Cuiabá-MT. Essa unidade atende cerca de dez povos do Mato Grosso: Paresi, Manoki, Niky, Enauenê Nauê, Nambikwara, Chiquitano, Gotó, Boró, Bacairi e Mutina.

A visita contou com o apoio logístico da Coordenação Técnica Local Campo Novo do Parecis. "Para nós, servidores da CTL, receber o presidente da Funai é sentir o reconhecimento do trabalho que realizamos junto ao povo Parecis. Esse acompanhamento e a abertura para o diálogo são motivadores imprescindíveis para a missão indigenista. É importante saber que a presidência conhece a nossa realidade e apoia os povos indígenas", afirmou Joelson Avelino Kinizokemaece, responsável pela chefia da CTL.

Assessoria de Comunicação Social/Funai
com informações da Coordenação Regional de Cuiabá-MT


http://www.funai.gov.br/index.php/comunicacao/noticias/5099-povo-paresi-recebe-visita-do-presidente-da-funai-wallace-bastos
Índios:Política Indigenista Oficial

Related Protected Areas:

  • TI Utiariti
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.