Estudante indígena defende especialização em Língua Portuguesa

Universidade Estadual de Londrina http://www.uel.br/portal/index.php?pagina=principal.php - 11/05/2018
A estudante indígena Damaris Kaninsãnh Felisbino defendeu nesta sexta-feira (11), no Centro de Letras e Ciências Humanas (CCH), monografia da especialização em Língua Portuguesa, do Departamento de Letras Vernáculas e Clássicas, do CCH.

Damaris, que entrou na UEL em 2012 no curso de Letras/Português, por meio do Vestibular dos Povos Indígenas, é da etnia Kaingang, proveniente da Reserva Indígena do Apucaraninha (Tamarana). Ela é a primeira da reserva a conquistar o título em nível de especialização.

O título da monografia, resultado de uma pesquisa de campo, é "A variação do verbo ir na Língua Kaingang". Damaris constatou diversidade linguística entre diferentes gerações de indígenas, sendo que os mais novos, segundo mostrou o estudo, utilizam com mais frequência termos variantes.

Banca - Os professores do Departamento de Letras Vernáculas, Marcelo Siveira (orientador), Dircel Kailer e Maria José Guerra de Figueiredo Garcia compuseram a banca examinadora. O vice-reitor da UEL, Ludoviko Carnasciali dos Santos, também prestigiou a defesa da aluna indígena.



http://www.uel.br/com/agenciaueldenoticias/index.php?arq=ARQ_not&id=26279
Índios:Educação

Related Protected Areas:

  • TI Apucarana
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.