Polícia procura por responsáveis do incêndio em base da Funai no MA

G1 g1.globo.com - 16/01/2018
A polícia ainda não tem pistas dos responsáveis pelo incêndio na base da Fundação Nacional do Índio (Funai) que ocorreu na última sexta-feira (12), na zona rural do município de Zé Doca, a 302 km de São Luís. A base que fica localizada em uma área de difícil acesso e é marcada por conflitos entre índios, pecuaristas e madeireiros.

Duas hipóteses para o crime são trabalhadas pelas autoridades. A primeira é que a base teria sido incendiada por madeireiros que estariam insatisfeitos com as operações de combate a serrarias clandestinas que foram destruídas recentemente. Também é trabalhada a suspeita de que criadores de gado da região tenham sido os responsáveis pelo incêndio, após 40 animais terem sido mortos e a suspeita recair sobre os índios que vivem na região.

Após o incêndio, a Polícia Militar intensificou a ronda na região e aguarda a chegada de uma equipe da Polícia Federal que irá investigar o caso já que área onde a base localizada é de responsabilidade federal.

Um funcionário da Funai que não quis se identificar e trabalha no local, disse que no momento do ataque não havia ninguém na base já que às vezes ele e um colega precisam ir à cidade fazer compras ou resolver alguma questão burocrática. O incêndio destruiu alguns aparelhos eletrônicos e objetos dos funcionários. Todos os cômodos da sede e de um galpão foram atingidos pelas chamas e em uma sala logo na entrada do prédio principal, as labaredas chegaram até o teto.

O ataque também se estendeu a uma ponte que fica localizada entre o povoado Nova Conquista e a base da Funai, os autores do crime incendiaram a ponte e somente algumas tábuas queimaram. Com as toras de madeira que ficaram ainda é possível que os carros transitem no local. A polícia acredita que o estrago na ponte e na base só não foi maior porque o tempo está chuvoso na região.


Sobre a base

A base da Funai fica localizada em uma fazenda que foi transformada em posto do órgão depois que em 2014 todos os fazendeiros que ocupavam irregularmente o local foram expulsos pela Justiça. A área faz parte da terra indígena Awá onde vivem os índios Capô e Aguajá.

A Fundação Nacional do Índio (FUNAI) é o órgão indigenista oficial do Estado brasileiro, responsável por promover os direitos dos povos indígenas no território nacional, garantidos pela Constituição de 1988. A instituição foi criada no ano de 1967.



https://g1.globo.com/ma/maranhao/noticia/policia-procura-por-responsaveis-do-incendio-em-base-da-funai-no-ma.ghtml
PIB:Goiás/Maranhão/Tocantins

Related Protected Areas:

  • TI Awá
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.