Povo Tapeba recebe posse de terra indígena no Ceará

Portal Brasil brasil.gov.br - 04/09/2017
O povo Tapeba recebeu a posse permanente da terra indígena que leva o mesmo nome da etnia, nesta segunda-feira (4). Com a portaria assinada pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, Torquato Jardim, os indígenas passam a ter segurança jurídica em relação à titularidade e à posse da terra.

O texto publicado hoje destaca que todas as contestações feitas por particulares referentes à posse da terra foram devidamente analisadas. O documento diz ainda que o processo não apresenta qualquer vício, falhas técnicas ou administrativas.

As tentativas para reconhecimento já duravam 30 anos. A área, de 5.838 hectares, está localizada no município de Caucaia, próximo à capital cearense, Fortaleza. Em próxima fase, a Fundação Nacional do Índio (Funai) promoverá a demarcação administrativa da terra Tapeba para posterior homologação em decreto presidencial.

Em 2010, foi criado um novo grupo de trabalho (GT) para estudo da área e o processo passou a contar com participação do governo do Ceará e do município de Caucaia.

Um Termo de Acordo entre MJSP, Funai, estado do Ceará, Procuradoria da União no Ceará, Procuradoria Federal no Ceará, Procuradoria-Geral do Estado do Ceará, Secretaria de Meio Ambiente do Ceará, Prefeitura de Caucaia, espólio de Emmanuel de Oliveira de Arruda Coelho e a Comunidade Indígena Tapeba foi assinado em 2016. O acordo foi homologado pela Justiça do Ceará e a portaria atual pôde ser assinada.



http://www.brasil.gov.br/cidadania-e-justica/2017/09/povo-tapeba-recebe-posse-de-terra-indigena-no-ceara
PIB:Nordeste

Related Protected Areas:

  • TI Tapeba
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.