Fazendeiros fazem aceiros para tentar evitar a propagação de incêndio em reserva indígena de MT

G1 g1.globo.com - 05/09/2017
Tem uma semana que um incêndio atinge a reserva indígena Tadarimana, em Rondonópolis, a 218 km de Cuiabá. Fazendeiros que têm propriedades próximas à reserva estão realizando aceiros, que consiste na limpeza de uma parte da vegetação, para evitar a propagação do fogo.

O incêndio já destruiu aproximadamente 1.500 hectares na área da reserva indígena, que é composta por quatro aldeias. Nessa área, vivem 604 índios bororos, de acordo com a Fundação Nacional do Índio (Funai).

Os bombeiros tentam controlar as chamas, cuja origem ainda é desconhecia, segundo o tenente do Corpo de Bombeiros, Anttoniery Campello. "A origem do fogo ainda é desconhecida e a nossa equipe ainda está realizando o combate", contou.

Os proprietários de locais próximos à área do incêndio realizaram aceiros em torno das casas para impedir que as chamas cheguem às residências.

Devido à fumaça, a população tem buscado postos de saúde com problemas respiratórios conforme explica a enfermeira Jaqueline Cardoso. "Os moradores têm vindo aos postos de saúde com problemas respiratórios, principalmente os idosos e as crianças", afirmou.




http://g1.globo.com/mato-grosso/noticia/fazendeiros-fazem-aceiros-para-tentar-evitar-a-propagacao-de-incendio-em-reserva-indigena-de-mt.ghtml
PIB:Leste do Mato Grosso

Related Protected Areas:

  • TI Tadarimana
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.