Atividades indígenas Pataxó trazem experiência única para os hóspedes de hotel em Porto Seguro

Brasilturis brasilturis.com.br - 11/08/2017
Ciência indígena, jogos, brincadeiras e pinturas indígenas, a dança e música do Awé Pataxó, culinária Pataxó são as primeiras atividades indígenas introduzidas pelo La Torre Resort de Porto Seguro-BA para proporcionar uma experiência única aos seus hóspedes. As atividades são realizadas no Parque de eventos do La Torre Resort e iniciaram no dia 09, em comemoração ao Dia Internacional dos povos indígenas.

No primeiro dia de atividades, cerca de 30 pessoas da comunidade indígena Pataxó da Reserva da Jaqueira estiveram no parque de Eventos do La Torre Resort e com a presença de dois Pajés realizaram um ritual de purificação, dança e pintura. Todos caracterizados para datas festivas, confraternizaram com os hóspedes e compartilharam um pouco de sua cultura, levando os viajantes a viverem uma experiência rara para a maior parte das pessoas.

Nas demonstrações de ciência indígena o hóspede pode conhecer as medicinas utilizadas pelos Pataxó, conversar com os índios e tirar dúvidas sobre as plantas medicinais e seus usos. Jogos, brincadeiras e pinturas indígenas são praticadas junto aos hóspedes que podem interagir com os índios e entender os significados das pinturas corporais.

As danças e músicas do Awê Pataxó são realizadas com o grupo Pataxó da Aldeia Novos Guerreiros, com a interação com o hóspede que é convidado a participar. O momento gastronômico é reservado às atividades de culinária Pataxó, com a degustação de especialidades típicas indígenas como o peixe assado na folha da patioba acompanhado de farinha de puba. O hóspede é convidado a conhecer o preparo do peixe segundo a tradição Pataxó e degustá-lo no local.

"A intenção é trazer atividades diversas da cultura indígena local para enriquecer a experiência de quem se hospeda no La Torre", explicou o consultor indígena Karkaju Pataxó que está trabalhando no projeto com a coordenadora de Eventos Sol Belen. "No local onde o Brasil nasceu, do encontro entre culturas, as riquíssimas tradições Pataxó proporcionam momentos únicos aos viajantes", explicou o diretor do La Torre Resort, Luigi Rotunno "e o La Torre quer promover este resgate cultural, fomentando o intercâmbio entre os índios da nossa região e o resto do País e Países do Mercosul".



http://brasilturis.com.br/atividades-indigenas-pataxo-trazem-experiencia-unica-para-os-hospedes-de-hotel-em-porto-seguro/
PIB:Nordeste

Related Protected Areas:

  • TI Coroa Vermelha
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.