Praça Rui Barbosa ganha busto em homenagem aos Índios Caingangues

Folha da Região folhadaregio.com.br - 08/07/2017
Foi inaugurado na manhã deste sábado (8), o busto em homenagem aos Índios Caingangues, instalado na praça Rui Barbosa, em Araçatuba. A obra foi produzida pelo artista plástico Mário Bueno e financiado com recursos do Fundo Municipal de Apoio à Cultura, aconteceu no final da manhã deste sábado (8).

Ele, que foi o vencedor do Concurso de Apoio a Projetos de Valorização e Preservação da Memória no Município de Araçatuba, promovido pela Secretaria Municipal de Cultura, esteve presente.

Também participaram várias autoridades do município e da região, entre eles o prefeito de Braúna, Flávio Giussani (PTB), e o cacique do Posto Indígena Icatu, também de Braúna, Ronaldo Kankri.

O prefeito de Araçatuba, Dilador Borges (PSDB), que esteve em Rubiácea acompanhando a visita do governador Geraldo Alckmin (PSDB), foi representado inicialmente pela vice-prefeita Edna Flor (PPS). Porém, ele conseguiu chegar a tempo de participar do descerramento da faixa que cobria a escultura.

A secretária municipal de Cultura, vereadora licenciada Tieza Marques de Oliveira (PSDB), comentou que o busto do índio caingangue salda uma dívida com o povo indígena, que residia na região antes do homem branco se instalar. "A escolha da praça Rui Barbosa para receber o busto é uma alegria imensa, pois ela tem uma escultura de um boi, referência à terra do boi gordo, como Araçatuba é conhecida, e não tinha uma reverência aqueles que estavam aqui antes de nós", disse.

MONUMENTO
O monumento inaugurado neste sábado ressalta a confluência das duas culturas que resultaram na formação de Araçatuba. Ele é composto de busto e pedestal. O busto foi confeccionado em cimento e ornamentado com cravos ferroviários e no pedestal foram utilizados cravos, parafusos e dormentes ferroviários.

O autor da obra informou que cada elemento tem uma simbologia. Os dormentes, por exemplo, foram colocados em pé e simbolizam os prédios que ocuparam o lugar das árvores, florestas e matas. Já a terra foi simbolizada pelo cimento usado para confecção do busto.



http://www.folhadaregiao.com.br/ara%C3%A7atuba/pra%C3%A7a-rui-barbosa-ganha-busto-em-homenagem-aos-%C3%ADndios-caingangues-1.348868
PIB:Sul

Related Protected Areas:

  • TI Icatu
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.