Aldeia de Avaí lança livros para fortalecer a língua tupi-guarani

JCNET jcnet.com.br - 25/05/2017
Nesta quinta-feira (25), às 14h, a Escola Estadual Indígena (EEI) da Aldeia Nimuendaju, na Terra Indígena Araribá, em Avaí (39 quilômetros de Bauru), irá lançar um livro de gramática e um mito indígena sobre a criação do mundo escritos em tupi-guarani com o objetivo de fortalecer e valorizar a língua.

Os dois livros foram produzidos por professores e alunos da escola e por falantes da língua tupi-guarani da comunidade em parceria com a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Fundação Nacional do Índio (Funai) e ONG Kamuri, também de Campinas.

A vice-diretora da escola, Creiles Marcolino da Silva Nunes, conta que o trabalho de criação dos livros teve início em 2013. Segundo ela, a gramática é a primeira obra do tipo do Estado de São Paulo escrita em tupi-guarani apenas por membros da Aldeia Nimuendaju.

"Ela vai ser um material didático específico da cultura para ser trabalhado com os nossos alunos", diz. "E também vai ficar disponível para outras escolas da mesma etnia que quiserem estar utilizando". Já o mito indígena trata-se de uma releitura de outras obras.

"Na verdade é uma versão que a gente traduziu para o tupi. E a gente também coletou com os mais velhos esse conhecimento do mito", explica. "Ela foi contada para nós e a gente fez essa inserção juntando com uma versão do Paraguai para poder fazer uma tradução na língua tupi".

VALOR

De acordo com Nunes, foram confeccionados 50 exemplares de cada obra. "Através dessa gramática e também do mito, pudemos trabalhar dentro da escola o fortalecimento da cultura porque ela vinha se perdendo ao longo do tempo", ressalta.

"E através da gramática, a gente pode aprender a dar muito mais valor a nossa língua e a nossa cultura. A gente viu o quanto ela é importante e que, através de cada palavra, pode-se formar uma outra, gerando conhecimento dentro da nossa comunidade".

Para o professor coordenador da escola, Tiago de Oliveira, os livros - que foram elaborados a partir de uma coletânea de textos da língua tupi-guarani - acabam servindo como uma importante referência em razão da ausência no país de uma política sólida voltada à preservação das línguas indígenas.

"Esse trabalho está sendo pioneiro e vai trazer um retorno com relação ao fortalecimento da língua tupi-guarani para a comunidade local, da Aldeia Nimuendaju, e também servir como referência para as outras comunidades tupi-guarani do Estado de São Paulo e do Brasil", declara.

'Riqueza'

O prefeito de Avaí, André do Neto (PSD), destacou a riqueza da cultura indígena. "É impossível não reconhecer o quanto é importante no dia a dia de Avaí e das nossas próprias origens", diz. "Muito legal essa diferença linguística cujo teor gramatical vai de encontro com o ensino como um todo". A cerimônia deve contar com a presença de representantes das aldeias de Araribá, prefeitura, Funai, Secretaria Especial da Saúde Indígena (Sesai), Diretoria Regional de Ensino e Universidade do Sagrado Coração (USC).



http://www.jcnet.com.br/Regional/2017/05/aldeia-de-avai-lanca-livros-para-fortalecer-a-lingua-tupiguarani.html
PIB:Sul

Related Protected Areas:

  • TI Araribá
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.