Funai apoia torneio de futebol na Terra Indígena Sangradouro

Funai- http://www.funai.gov.br - 10/05/2017
Mesmo depois de dois dias de uma extenuante maratona de jogos e atividades culturais, as duas equipes sagraram-se campeãs ao vencer seus adversários Wapté e Santa Rita, na grande final do torneio. O futebol é um importante elemento de interação entre as aldeias da Terra Indígena Sangradouro, que é organizado autonomamente e tem mais de 20 times formados, masculinos e femininos. Essa articulação tem sido inspiração para importantes estudos sobre a cultura desse povo.

O torneio A'uwe Nhibödö foi organizado pela Coordenação Regional Xavante da Funai e sua CTL em Primavera do Leste, em parceria com o DSEI Xavante, Ministério Publico Estadual e diversas entidades públicas e civis, e teve a mobilização comunitária como ferramenta de enfrentamento da invisibilidade da Terra Indígena Sangradouro para as entidades e sociedade local.

O Cacique Paulo Dumhiwe, conselheiro do Comitê Regional e um dos entusiastas da ação ressaltou que o evento foi muito importante para a comunidade indígena: "Muitas vezes os indígenas que transitam na BR estão alcoolizados e vulneráveis à ocorrência de acidentes. Além de combater os acidentes, o evento também combate o alcoolismo nas aldeias à medida que incentiva os jovens a praticar esportes e as atividades tradicionais. Esperamos que a Funai e os órgão parceiros promovam ações contínuas nesse sentido".

A mobilização buscou atender à recomendação do Ministério Publico Federal - Procuradoria de Barra do Garças. Para o procurador Rafael Guimarães, "a população da Terra Indígena Sangradouro necessita de atenção especial, uma vez que a comunidade carece de politicas públicas voltadas para a saúde, educação e produção alimentar sustentável".

Participaram da mobilização cerca de 800 A'uwe Uptabi, representando as mais de 40 aldeias do Território.



http://www.funai.gov.br/index.php/comunicacao/noticias/4220-funai-apoia-torneio-de-futebol-na-terra-indigena-sangradouro
PIB:Leste do Mato Grosso

Related Protected Areas:

  • TI Sangradouro/Volta Grande
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.