Justiça condena irmãos Xukuru-Kariri pela morte de índio da mesma etnia em AL

G1 g1.globo.com - 04/04/2017
Os índios Edjalmo Ramos dos Santos e Ednaldo Ramos dos Santos, os "Irmãos Macários", foram condenados a 15 anos e nove meses de reclusão por homicídio duplamente qualificado. Eles foram condenados pelo homicídio do índio Itamar Ricardo da Silva, em Palmeira dos Índios.
De acordo com o Ministério Público Federal, os irmãos assassinaram o índio porque queriam o poder da tribo da etnia Xukuru-Kariri. O assassinato ocorreu no dia 18 de dezembro de 2005, após uma discussão envolvendo uma dose de cachaça.
Os irmãos, a vítima e José Cícero Ramos dos santos, já falecido, estavam bebendo nos fundos da residência de familiares dos condenados, quando começou uma discussão entre a vítima e Ednaldo Ramos.
Segundo o MPF, a vítima tentou fugir, mas foi atingida por disparos de arma de fogo e dez facadas. No Tribunal do Júri, o conselho de sentença acatou integralmente a tese sustentada pela procuradora da República Aldirla Albuquerque e pelo promotor de Justiça Carlos Cruz e condenou os irmãos por homicídio duplamente qualificado, pelo motivo cruel e mediante recurso que dificulta a defesa da vítima.
Cada um dos condenados recebeu a pena de 15 anos e nove meses de reclusão em regime inicialmente fechado. Ednaldo Ramos já cumpre prisão preventivamente desde abril do ano passado. Já Edjalmo Ramos vai poder recorrer em liberdade.



http://g1.globo.com/al/alagoas/noticia/justica-condena-irmaos-xukuru-kariri-pela-morte-de-indio-da-mesma-etnia-em-al.ghtml
PIB:Nordeste

Related Protected Areas:

  • TI Xukuru-Kariri
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.