Audiência de conciliação será realizada entre indígenas e fazendeiros

Correio do Estado- http://www.correiodoestado.com.br - 13/02/2017
Audiência de conciliação entre comunidade indígena Ofayé-Xavante e proprietários da fazenda Santana, ocupada pelos índios desde o dia 6 deste mês, será realizada no dia 22 de fevereiro, na 1ª Vara da Justiça Federal em Três Lagoas. Propriedade está localizada em Brasilândia.

Conciliação foi proposta pelo Ministério Público Federal (MPF) para evitar conflito entre indígenas e fazendeiros, já que os Ofayé-Xavante demonstraram intenção de permanecer nos limites da propriedade, identificada como tradicional pelo Ministério da Justiça.

Território foi ocupado por cerca de 40 indígenas, que reivindicam finalização do processo demarcatório da área, iniciado em 1987 e pado há oito anos na Fundação Nacional do Índio.

Em janeito deste ano, MPF conseguiu decisão liminar que obriga a Funai a retomar e concluir o processo demarcatório em até seis meses, sob pena de multa diária de R$ 1 mil.

Tentativa de acordo será às 14h30.



http://www.correiodoestado.com.br/cidades/depois-de-ocupacao-audiencia-de-conciliacao-sera-realizada-entre/297764/
PIB:Mato Grosso do Sul

Related Protected Areas:

  • TI Ofayé-Xavante
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.