Funai aprova estudos da Terra Indígena Pindoty/Araçá-Mirim (SP)

Funai- http://www.funai.gov.br - 27/01/2017
Os estudos de identificação e delimitação foram publicados hoje (27), no Diário Oficial da União. A TI Pindoty/Araçá-Mirim, com 1.030 hectares, é de ocupação tradicional do povo Guarani Mbya e está localizada nos municípios de Cananéia, Iguape e Pariquera-Açu, no estado de São Paulo.

Tais municípios estão inseridos na região do Vale do Ribeira, mais especificamente na região denominada Baixo-Ribeira. O relatório comprova a existência de vínculo indissolúvel entre os Guarani Mbya e o seu território tradicional, que corresponde à região do Complexo Estuarino-Lagunar de Iguape, Cananéia e Paranaguá e do Vale do Ribeira, a qual compõe o mundo terreno Guarani Mbya - yvy rupa.

A TI Pindoty/Araçá-Mirim é atualmente composta por duas aldeias. A aldeia Tekoa Pindoty e a aldeia Tekoa Araçá-Mirim. As atividades produtivas tradicionais dos Guarani Mbya se complementam com atividades que geram renda, tais como a confecção e a venda de artesanato, o turismo e apresentações musicais.

Ainda segundo o estudo, a Terra Indígena Pindoty/Araçá-Mirim integra o conjunto mais amplo das aldeias Guarani Mbya no litoral sul e sudeste do Brasil, apresentando características ambientais que possibilitam o exercício pleno do mbya reko - o modo de vida Guarani.



http://www.funai.gov.br/index.php/comunicacao/noticias/4074-funai-aprova-estudos-da-terra-indigena-pindoty-araca-mirim-sp
PIB:Sul

Related Protected Areas:

  • TI Pindoty/Araçá-Mirim
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.