Povo Ashaninka recebe produção de seriado de TV

Agência Acre- http://www.agencia.ac.gov.br - 06/12/2016
A equipe de produção do seriado "Manual de Sobrevivência para o Século 21" esteve no Acre para a gravação de mais um episódio na aldeia Apiwtxa do povo Ashaninka do Rio Amônia, localizada a três horas de barco de Marechal Thaumaturgo.

A visita foi no último fim de semana, quando os sete integrantes de produção, incluindo o ator Marcos Palmeira, que é o apresentador, passaram duas noites e um dia documentando as boas práticas sustentáveis daquele povo e também os seus costumes ancestrais.

Antes do Acre, o programa passou por São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia e Santa Catarina, sempre retratando estilos de vida de comunidades alternativas, tradicionais, comunidades rurais e ecovilas que praticam atitudes que, segundo o que propõe a série, ajudam a sobreviver ao caos e ao colapso ambiental iminentes, tornando-as resilientes e autossustentáveis, mostrando a possibilidade de sobreviver a um mundo pós-colapso.

O ator Marcos Palmeira ficou empolgado com a história da aldeia Apiwtxa. "Esta comunidade Ashaninka é um modelo de recuperação de áreas degradadas. Vindo aqui gravar este episódio, torna-se uma oportunidade de troca de experiências de modelos sustentáveis, e por meio da série vamos promover e compartilhar", afirmou o apresentador.

O representante do povo Ashaninka e liderança da aldeia Apiwtxa, Francisco Piãko, também enxerga de maneira positiva o foco que a série dará ao material captado na sua comunidade. "É uma forma de trocar conhecimento e dar visibilidade. Sempre ensinamos o que fazemos aqui, e somos aliados do projeto", ressalta.

Além de conhecer as moradias, costumes e vestimentas Ashaninkas, Marcos Palmeira conheceu o projeto de reflorestamento praticado na aldeia.

João Gabriel Nazareth, diretor da série, diz que foi empolgante passar mais de 40 dias gravando por todo o Brasil, e garante: "Já estamos trabalhando para a segunda temporada da série".

O "Manual de Sobrevivência para o Século 21" estreia em 2017 no canal Cine Brasil na Sky, e teve apoio cultural do governo do Estado.



http://www.agencia.ac.gov.br/povo-ashaninka-recebe-producao-de-seriado-de-tv/
PIB:Acre

Related Protected Areas:

  • TI Kampa do Rio Amônea
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.