Morre símbolo da luta indígena em Goiás

Funai-Brasília-DF - 18/11/2005
O líder indígena Mário Arumane Karajá, símbolo da luta dos índios Karajá de Aruanã(Goiás) pelo resgate das suas terras em Goiás, morreu no dia 12 de novembro. Arumane era um dos líderes mais velhos do seu povo, tinha 57 anos.

Com uma semana de internação, o líder Karajá foi transferido para o Hospital São Silvestre, em Goiânia, e depois de duas cirurgias para tentar drenar um aneurisma cerebral, ele não resistiu.

Segundo o administrador da regional de Goiânia, Edson da Silva Beiriz, a história dos índios Karajá estava em Mário Arumane. A briga destes índios na reconquista de suas terras, contra os posseiros, durou trinta anos, e Arumane esteve presente e atuante até o fim. "Este ano conseguimos conquistar o sonho dele, que era ver a área Karajá 3 limpa e com os índios vivendo nela" afirma Edson.
PIB:Goiás/Maranhão/Tocantins

Related Protected Areas:

  • TI Karajá de Aruanã I
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.