Indígenas bloqueiam rodovias em protesto contra medida de Temer

Campo Grande News- http://www.campograndenews.com.br - 25/10/2016
Indígenas bloquearam rodovias estaduais na manhã desta terça-feira, em protesto contra a proposta do governo federal de acabar com a autonomia da Sesai (Secretaria Especial de Saúde Indígena). Três trechos da chamada "Rodovia Guaira-Porã" ficaram bloqueados.

Segundo informações do site A Gazeta News, os bloqueios foram realizados na MS-386 na Aldeia Amambai, entre Amambai e Ponta Porã, na MS-156 entre Amambai e Tacuru, na altura da Aldeia Limão Verde e na MS-295, no trecho que liga Tacuru a Iguatemi, na região de acesso a Aldeia Sassoró.

De acordo como sargento Flavio Muniz da PRE de Amambai, os trechos foram liberados ao meio-dia. Entre Amambai e Tacuru, na MS-156, houve congestionamento de aproximadamente cinco quilômetros.

Cerca de 50 manifestantes se reuniram nos dois pontos de protesto e, segundo o sargento do PRE, não houve brigas, apenas manifestação pacífica dos indígenas. Em Dourados, também houve protesto de indígenas e funcionários da saúde.

O motivo dos protestos é a portaria 1.907, publicada no dia 17 deste mês pelo ministro da Saúde Ricardo Barros. Ao revogar a portaria 475, de 16 de março de 2011, o ministro retirou competências atribuídas ao Sesai, órgão ligado ao próprio Ministério da Saúde, no que se refere à gestão orçamentária e financeira relativa à política pública de atenção à saúde dos povos indígenas.



http://www.campograndenews.com.br/cidades/interior/indigenas-bloqueiam-rodovias-em-protesto-contra-medida-de-temer
PIB:Mato Grosso do Sul

Related Protected Areas:

  • TI Aldeia Limão Verde
  • TI Amambai
  • TI Sassoró
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.