Em Alagoas, líder indígena é assassinado em área de conflito por terra

O Globo- http://oglobo.globo.com - 11/10/2016
João Natalício dos Santos Xukuru-Kariri, um dos líderes indígenas do Nordeste, foi morto a facadas na madrugada desta terça-feira na porta de casa, na aldeia Fazenda do Canto, em Palmeira dos Índios, Alagoas. Segundo relato do Conselho Missionário Indigenista, ele teria sido chamado por volta de 4h, quando se preparava para ir trabalhar na roça, por dois homens. Ao sair da casa, que fica na Terra Indígena Xukuru-Kariri, foi atacado.

Segundo Cristovão Marques Silva, representante da Fundação Nacional do Índio (Funai), ainda não é possível saber o que motivou o assassinato, que é investigado pela polícia.

O conflito por terras em Palmeiras dos Índios foi acirrado depois que estudos apontaram novas áreas como sendo de ocupação tradicional dos índios. Em 2013, o Ministério da Justiça alegou falta de verbas para fazer o levantamento fundiário da Terra Indígena Xukuru-Kariri e o trabalho foi suspenso. O relatório anterior, homologado em 2010 pelo Ministério, apresentava como área indígena 7.073 hectares, o que incluia mais de 400 propriedades, entre elas grandes fazendas.

O processo de demarcação da terra indígena se arrasta por mais de duas décadas. Em 2013, quando o levantamento fundiário foi suspenso, o Conselho Missionário Indigenista denunciou a interferência de políticos de Alagoas, que teriam pedido a suspensão dos trabalhos de demarcação.

Nesta segunda-feira, João Natalício havia participado da abertura do II Seminário Pedagógico: A Caminhada dos Guerreiros e Guerreiras Xukuru-Kariri, que inclui rodas de conversas com jovens indígenas e discussão sobre a conjuntura política e a questão territorial.



http://oglobo.globo.com/brasil/em-alagoas-lider-indigena-assassinado-em-area-de-conflito-por-terra-2-20274848
PIB:Nordeste

Related Protected Areas:

  • TI Fazenda Canto
  • TI Xukuru-Kariri
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.