Governo de Rondônia regulariza ensino indígena em duas áreas de Nova Mamoré

Portal Espigão- http://portalespigao.com.br - 27/09/2016
Cerca de 50 alunos da 1ª à 4ª série do Ensino Fundamental já se beneficiam dos Decretos no 21.248/2016 e no 21.249, assinados pelo governador Confúcio Moura, criando as Escolas Indígenas Top Aran Xijein, na Aldeia Linha 20 do Projeto Sidney Girão; e Awo Camip Oro Mon, na Aldeia Nova Esperança, ambas na Terra Indígena Igarapé Ribeirão, no município de Nova Mamoré.

Nessa região, a 250 quilômetros de Porto Velho, a Secretaria Estadual de Educação (Seduc) supervisionava o ensino desde o período em que Rondônia era território federal. "A situação melhorou consideravelmente, porque o governo recuperou o que existia e ofereceu melhores condições ao funcionamento das escolas, de acordo com as necessidades de cada uma", elogiou o coordenador do ensino indígena na Seduc, Antônio Puruborá, nesta terça-feira (27).

Apesar dos entraves socioeconômicos e ambientais na região a Oeste do estado, a população indígena tem crescido. Essa situação, segundo Puruborá, implica na recuperação de espaços indígenas. "Todos agora estão bem próximos às escolas, e a população também ganhou postos de saúde", assinalou.

Em 2016, a Seduc criou e instalou sete escolas em áreas indígenas no interior rondoniense. A Seduc contratou mais de trezentos professores indígenas que, em sua maioria, trabalhavam sob o regime de contratos emergenciais. O Projeto Açaí [para formação de professores indígenas] já ingressou no II módulo e deverá apresentar bons resultados até o fim do ano, previu o coordenador.


40 reuniões até Novembro


Puruborá informou que no período de 10 de outubro a 30 de novembro Rondônia promoverá a Conferência das Comunidades Indígenas, preparatória à Conferência Estadual que irá subsidiar a 2ª Conferência Nacional de Educação Escola Indígena, em Brasília, em novembro de 2017.

"Faremos 40 reuniões, e nelas as comunidades aproveitarão para indicar nomes para a constituição do Conselho Estadual de Educação Escolar Indígena, que terá 14 integrantes", adiantou.



http://portalespigao.com.br/governo-de-rondonia-regulariza-ensino-indigena-em-duas-areas-de-nova-mamore/
PIB:Rondônia

Related Protected Areas:

  • TI Igarapé Ribeirão
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.